Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Anvisa autoriza Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos com obesidade

Decisão publicada no DOU baseia-se em estudos que mostram redução das interrupções respiratórias.

Por Beatriz Silveira

20/10/2025 às 22:46

Notícias do Brasil –Adultos com obesidade e apneia do sono passam a contar com uma nova opção de tratamento no país. A Anvisa autorizou o uso do Mounjaro (tirzepatida) para essa indicação, em decisão assinada na sexta-feira (17/10) e publicada nesta segunda (20/10) no Diário Oficial da União. O medicamento já era aprovado no Brasil para diabetes tipo 2 e, segundo a Eli Lilly, torna-se o primeiro aprovado no país para trata r apneia do sono.

PUBLICIDADE

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por pausas na respiração durante a noite devido ao bloqueio parcial ou total das vias aéreas. Entre os sintomas mais comuns estão ronco, sono agitado e cansaço diurno.

Leia também: Polícia resgata 158 quelônios em operação ambiental no interior do Amazonas

De acordo com a Anvisa, a decisão se baseou em estudos clínicos que comprovaram a eficácia da tirzepatida. Uma pesquisa de 2024 publicada na New England Journal of Medicine mostrou redução significativa das interrupções respiratórias em pacientes com apneia. A farmacêutica informa que até metade dos participantes dos estudos deixou de apresentar sintomas; também foram observadas redução de peso corporal e diminuição do risco cardiovascular, efeitos que costumam acompanhar a melhora do sono.

O tratamento tradicional da apneia utiliza o CPAP, aparelho que mantém as vias aéreas abertas durante o sono. Em alguns casos relatados nos estudos, o uso de tirzepatida reduziu tanto as interrupções que o CPAP deixou de ser necessário.

PUBLICIDADE

A tirzepatida é conhecida pelo potencial de promover grande perda de peso, chegando a mais de 20% do peso corporal em cerca de nove meses, segundo estudos. O fármaco simula a ação de GIP e GLP-1, hormônios que ajudam a controlar o apetite e os níveis de glicose.

Apesar da aprovação, a venda do Mounjaro ainda não começou no Brasil devido à alta demanda mundial. A previsão é de chegada às farmácias ainda em 2024.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 6 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 6 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 7 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 7 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 7 horas