A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Anvisa e MPF firmam acordo para combater comércio ilegal de cigarros eletrônicos

Parceria prevê troca de informações, ações de fiscalização e campanhas sobre riscos dos vapes.

06/02/2026 às 11:20 - Atualizado em 20/05/2026 às 16:04

Resumo


Anvisa e Ministério Público Federal firmam acordo para reforçar fiscalização e combater comércio ilegal de cigarros eletrônicos em todo o país.

Notícias do Brasil – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram um acordo para intensificar a fiscalização e fortalecer o combate ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes.

PUBLICIDADE

Segundo a Anvisa, a parceria tem como principal objetivo garantir o cumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855/2024, que proíbe a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda desses produtos em todo o território nacional.

Em nota, a agência destacou que a iniciativa busca unir as atribuições técnicas do órgão regulador com a atuação jurídica do MPF, ampliando o alcance das ações de controle.

Parceria terá duração inicial de cinco anos

O acordo firmado entre as instituições terá vigência inicial de cinco anos. Durante esse período, estão previstas reuniões periódicas entre as equipes responsáveis pelas ações conjuntas.

Não há previsão de transferência de recursos financeiros entre os órgãos. O foco da cooperação será o compartilhamento de informações, a articulação institucional e o fortalecimento das estratégias de fiscalização.

PUBLICIDADE

Troca de dados e ações conjuntas

Entre as principais medidas previstas está o compartilhamento sistemático de dados técnicos e informações sobre fiscalizações realizadas em ambientes físicos e virtuais.

Pelo acordo, a Anvisa ficará responsável por fornecer subsídios técnicos e informações relacionadas às ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Já o MPF terá a função de apurar as infrações identificadas e articular a atuação com outros órgãos de controle.

A proposta é tornar mais ágil a identificação de irregularidades e garantir respostas mais rápidas em casos de comércio ilegal dos dispositivos.

Campanhas sobre riscos à saúde

A parceria também prevê o desenvolvimento de ações de comunicação e campanhas de sensibilização sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos.

Essas iniciativas fazem parte das estratégias de proteção à saúde pública e têm como objetivo alertar a população, especialmente jovens, sobre os possíveis danos causados pelos dispositivos.

A Anvisa reforça que a legislação atual proíbe a circulação desses produtos no país, e que a cooperação com o MPF deve ampliar a efetividade das medidas de fiscalização e responsabilização dos envolvidos no comércio ilegal.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 6 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 6 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 7 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 7 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 7 horas