Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Anvisa libera retomada das atividades da Ypê, mas mantém restrição a lotes específicos

Fiscalização concluiu que a empresa adotou medidas corretivas, mas produtos com lotes de numeração final 1 seguem proibidos.

Por Beatriz Silveira

29/05/2026 às 20:10 - Atualizado em 01/06/2026 às 09:51

imagem ilustrativa sobre reembolso de produtos Ypê suspensos

Foto: Reprodução

Resumo

A Anvisa autorizou a retomada das atividades da fábrica da Ypê em Amparo, no interior de São Paulo, após constatar que a empresa adotou medidas corretivas exigidas pelos órgãos de vigilância sanitária. Apesar da liberação da produção, continua proibida a comercialização, distribuição e utilização de determinados produtos da marca com lotes específicos.

Notícias do Brasil – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomada imediata das atividades da Química Amparo, responsável pelos produtos da marca Ypê.

PUBLICIDADE

O anúncio foi feito pelo presidente da Anvisa, Leandro Safatle, e pelo diretor responsável pelas fiscalizações na agência, Daniel Pereira. Apesar da liberação das operações da fábrica, a suspensão do comércio, da distribuição e do uso de detergentes lava-louças líquidos, sabões líquidos para roupas e desinfetantes da Ypê com lotes de numeração final 1 permanece em vigor.

Reinspeção apontou adequação das medidas adotadas

A autorização foi concedida após uma nova inspeção realizada entre os dias 28 e 29 de maio. A fiscalização ocorreu em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP), o Grupo de Vigilância Sanitária de Campinas (GVS) e a Vigilância Sanitária de Amparo. Segundo a Anvisa, a reinspeção verificou que a empresa implementou as principais ações corretivas exigidas após a suspensão de duas linhas de produção da unidade localizada em Amparo, no interior de São Paulo.

A empresa também apresentou um plano de ação voltado ao cumprimento dos 76 requisitos sanitários identificados durante a inspeção realizada em abril.

Produtos de lotes com final 1 continuam proibidos

A agência reguladora esclareceu que permanece válida a determinação que suspende a comercialização, distribuição e utilização dos produtos da marca que possuem lotes com numeração final 1. A correção foi feita após uma informação equivocada divulgada anteriormente indicar que produtos fabricados após 1º de abril estariam liberados para venda. Segundo a Anvisa, essa interpretação estava incorreta.

PUBLICIDADE

Leia também: Saiba quem era o motociclista que morreu durante grave acidente com carreta em Manaus

Dessa forma, os produtos enquadrados na restrição continuam proibidos até nova manifestação do órgão regulador.

Anvisa afirma que fábrica reúne condições para operar

Durante visita às instalações da empresa, o presidente da Anvisa afirmou que a unidade industrial apresenta condições adequadas para voltar a funcionar.

Segundo Leandro Safatle, a fiscalização concluiu que a fábrica reúne os requisitos necessários para produzir e disponibilizar produtos sem risco sanitário à população.

A expectativa é que a empresa continue cumprindo o cronograma de adequações e as exigências estabelecidas pelos órgãos de vigilância sanitária.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 7 horas

Política

Plinio Valério aumenta em 115% gastos com autopromoção em período pré-eleitoral

Despesas com comunicação, impulsionamento de redes sociais, viagens e estrutura regional cresceram durante o atual mandato do senador amazonense.

há 8 horas

Amazonas

Thaisa Cidade lança movimento feminino em Manaus com participação de cerca de 300 mulheres

“Mulheres com Cidade” reuniu participantes das zonas Norte e Leste da capital e promoveu palestras sobre liderança, comunicação e desenvolvimento pessoal.

há 8 horas

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 9 horas

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 9 horas