A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Após quase 50 anos, corpo do pianista brasileiro Tenório Jr. é identificado na Argentina

Tenório Jr. desapareceu em 18 de março de 1976, véspera do golpe militar na Argentina.

Por Jonas Souza

13/09/2025 às 21:03

Notícias do Brasil  – O corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr. ou Tenorinho, foi identificado quase cinco décadas após seu desaparecimento em Buenos Aires. A confirmação, feita por meio da comparação de impressões digitais, foi divulgada neste sábado (13) pela embaixada do Brasil na capital argentina.

PUBLICIDADE

Leia mais: Travesti é morta a facadas dentro de cinema no Centro do Recife

Tenório Jr. desapareceu em 18 de março de 1976, véspera do golpe militar na Argentina. Na época, ele estava em turnê ao lado de Vinicius de Moraes, Toquinho, Mutinho e Azeitona. Após um concerto no Teatro Gran Rex, o pianista saiu de seu quarto no hotel Normandie para comprar cigarros e nunca mais retornou.

Segundo informações recentes, o corpo de um homem encontrado em Don Torquato em 20 de março de 1976, dois dias após o desaparecimento, foi confirmado como sendo o de Tenório Jr.

A embaixada brasileira agradeceu às autoridades argentinas, incluindo a Câmara Federal de Recurso e a Procuradoria de Crimes de Lesa Humanidade, pelo empenho em esclarecer o caso. O pianista, referência da música instrumental brasileira e mestre na fusão de bossa nova e jazz, passa agora a integrar oficialmente a lista de vítimas identificadas da repressão ditatorial argentina.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Ex-zagueiro da Seleção é preso em aeroporto antes de viagem para Copa

Ex-jogador seguia para os Estados Unidos para trabalhar na cobertura da Copa do Mundo quando foi abordado no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

há 3 horas

Manaus

Último Bar do Boi antes de Parintins terá transmissão de Brasil x Marrocos e festa azulada no Sambódromo

Evento gratuito reúne transmissão da Copa do Mundo, shows musicais e mobilização da torcida do Caprichoso antes do Festival de Parintins.

há 4 horas

Manaus

Prefeitura de Manaus entrega 8 toneladas de alimentos e beneficia 2,6 mil famílias

Ação do Programa de Aquisição de Alimentos fortalece produtores rurais, amplia a segurança alimentar e atende cerca de 2.600 famílias na capital amazonense.

há 4 horas

Brasil

Criança sequestrada por facção é obrigada a cavar própria cova durante ‘tribunal do crime’

Suspeitos foram presos em flagrante após denúncia indicar que a vítima estava sendo mantida em uma residência na região metropolitana de Cuiabá.

há 5 horas