O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Assista: Pastor é criticado após após afirmar que autismo é ‘visita do diabo’

Com a má repercussão do vídeo, que rapidamente se tornou viral, o religioso se viu obrigado a gravar uma mensagem de desculpas.

Por Natan AMPOST

17/07/2024 às 10:59

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o pastor Washington Almeida, da Assembleia de Deus, fazendo declarações preconceituosas sobre o autismo durante um culto na cidade de Tucuruí (PA). O evento comemorava os 90 anos da igreja e foi marcado pela polêmica gerada pelas palavras do líder religioso.

Durante a pregação, o pastor “explicou” a origem do autismo, atribuindo a concepção de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a ações demoníacas no ventre das gestantes. “As crianças hoje, de cada 100 nós temos quase que 30% de autistas, em vários graus. O que está acontecendo? O diabo está visitando o ventre das desprotegidas. Daqueles que não têm a graça, a habilidade, [inaudível], e a mentalidade para saber lidar no mundo espiritual. E ele só procura os vulneráveis, os desassistidos”, declarou Almeida durante o culto.

PUBLICIDADE

As reações às declarações do pastor foram rápidas e contundentes. Internautas, especialmente mães de crianças autistas, expressaram indignação e repúdio às palavras de Almeida, classificando-as como “preconceituosas” e “inadmissíveis”. A revolta se espalhou pelas redes sociais, onde muitos cobraram uma retratação do pastor.

PUBLICIDADE

Com a má repercussão do vídeo, que rapidamente se tornou viral, Washington Almeida se viu obrigado a gravar uma mensagem de desculpas. Em sua retratação, ele pediu perdão por suas falas e afirmou que suas declarações não refletem seu caráter ou perfil. “Fui muito infeliz quando fiz uma colocação. E esse não é o meu caráter, não é o meu perfil. Jamais, jamais, no meu coração, passa coisa dessa natureza. Mas, naquele calor da mensagem, terminei dizendo algo que não podia dizer, não devia falar. E eu quero aqui me retratar com todos vocês, diante de todos, pedir perdão por aquela infeliz colocação, enquanto eu ministrava. Então, eu quero pedir perdão aos autistas, aos pais de crianças autistas”, disse o pastor.

Apesar do pedido de desculpas, a controvérsia continua a gerar debates acalorados nas redes sociais. Organizações de apoio a pessoas com TEA e especialistas na área de saúde mental destacaram a importância de combater a desinformação e os preconceitos sobre o autismo.

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance

Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, Rubro-Negro triunfa por 2 a 0.

há 35 minutos

Política

Senado pode votar aumento do número de deputados nesta quarta-feira (18)

O projeto já foi aprovado na Casa no dia 6 de maio e, caso se torne lei, passará a valer a partir das eleições de 2026.

há 49 minutos

Política

Carlos Bolsonaro pode ser candidato ao Senado; entenda

Vereador há 24 anos no Rio de Janeiro o filho “02” do ex-presidente planeja, pela primeira vez, deixar o Estado berço do bolsonarismo.

há 2 horas

Política

Nikolas Ferreira ironiza férias de Fernando Haddad durante crise do IOF: ‘Fugiu de novo’

O recesso do ministro coincide com a votação de um pedido de urgência para apreciar o projeto de decreto legislativo na Câmara.

há 3 horas

Esporte

Copa do Brasil: confira datas, horários e onde assistir aos jogos das oitavas de final

A competição está em um período de pausa devido à disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

há 4 horas