A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ataques de piranhas em represa deixam seis pessoas feridas

Entre as vítimas estão cinco adultos e uma criança.

29/01/2025 às 11:38 - Atualizado em 29/01/2025 às 11:39

Ataques de piranhas na Represa do Broa, em Itirapina, interior de São Paulo, deixaram seis turistas feridos no último final de semana. Após os episódios, entre sábado e domingo, dias 25 e 26, a prefeitura da cidade interditou o espaço e publicou um decreto proibindo temporariamente a entrada de banhistas no local.

PUBLICIDADE

“O decreto abrange toda a extensão da área de banho e os pontos de entrada utilizados por banhistas”, informa a prefeitura, que entende que os ataques representam um risco não apenas aos turistas, mas também às pessoas que moram nas proximidades da represa.

Medidas de manejo e controle ambiental para reduzir a possibilidade de novos ataques estão sendo realizadas para evitar novos casos, diz a administração municipal.

Os ataques deixaram seis pessoas feridas, entre elas cinco adultos e uma criança. Das vítimas, duas receberam socorro da Defesa Civil e foram encaminhadas para o Hospital São José, enquanto as outras foram socorridas por meios próprios.

O secretário adjunto de turismo da cidade, Isaac Lima, afirmou em entrevista à emissora EPTV, filiada à Rede Globo, que os avanços das piranhas aconteceram a 20 metros da margem da represa.

PUBLICIDADE

Em nota, a prefeitura explica que as piranhas costumam atacar nas aguapés ao longo das margens dos rios, que são os locais onde se reproduzem.

“Os machos defendem seus ninhos contra possíveis ameaças, o que pode resultar em incidentes com banhistas”, diz o comunicado.

Além das interdições, a administração diz que tem consultado especialistas para resolver o problema, e que casos semelhantes já aconteceram em outros municípios, como Pereira Barreto e Santa Cruz da Conceição – este localizado a cerca de 50 quilômetros de Itirapina.

“Entretanto, incidentes como esses são raros na região do Broa, sendo considerados casos isolados vinculados à piracema (movimentos migratória dos peixes para fins de reprodução)”.

“As autoridades reforçam a necessidade de atenção às sinalizações para assegurar a proteção de todos. É importante salientar que é a primeira vez que esse fato ocorreu no Broa”.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Câmera que registraria salto fatal de jovem desaparece após acidente em rope jump

Equipamento que registraria a descida de Maria Eduarda não foi encontrado pela perícia e agora integra as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

há 3 horas

Polícia

Motorista de aplicativo pega carga de flores, cancela corrida e desaparece no Dia dos Namorados em Manaus

Empresária de Rio Preto da Eva afirma que motorista cancelou a corrida após receber uma carga de flores naturais que seria entregue na rodoviária de Manaus.

há 3 horas

Amazonas

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h no Amazonas

Aviso meteorológico prevê precipitações de até 50 milímetros por dia, ventos fortes e descargas elétricas em diversas regiões do estado.

há 3 horas

Amazonas

Operação Virtude é lançada pelo governador Roberto Cidade para ampliar proteção à população idosa no Amazonas

Ação coordenada pela SSP-AM reúne forças de segurança e rede de proteção para intensificar prevenção, fiscalização e combate aos crimes praticados contra a pessoa idosa.

há 4 horas

Brasil

PGR rejeita pela segunda vez delação premiada de Daniel Vorcaro e encerra negociações

Órgão apontou ausência de informações inéditas e falta de admissão dos crimes investigados para rejeitar proposta do banqueiro.

há 4 horas