Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Barroso é confrontado por jornalista no Gilmarpalooza por boicote ao voto impresso no Brasil: “fraude eleitoral”

“Temos aqui o responsável pelo boicote ao voto impresso”, dispara jornalista a Barroso.

Por Natan AMPOST

01/06/2026 às 15:09 - Atualizado em 02/06/2026 às 08:23

Resumo


O jornalista português Sérgio Tavares abordou o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, durante o Fórum de Lisboa, em Portugal, e o acusou de ter atuado contra a adoção do voto impresso no Brasil. O tema voltou ao debate após a repercussão do episódio nas redes sociais.

Notícias do Brasil – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, foi confrontado pelo jornalista português Sérgio Tavares durante o 14º Fórum de Lisboa, realizado em Portugal. O episódio aconteceu nesta segunda-feira (1º) enquanto o ministro chegava ao evento e foi registrado em vídeo que passou a circular nas redes sociais.

Durante a abordagem, Tavares acusou Barroso de ter atuado contra a implementação do voto impresso no Brasil e associou sua atuação à derrota da proposta que tramitou no Congresso Nacional.

Temos aqui o responsável pelo boicote ao voto impresso. Responsável pelo boicote ao voto impresso”, afirmou o jornalista ao se dirigir ao ministro.

PUBLICIDADE

A manifestação ocorreu em meio aos debates que voltaram a ganhar força sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro e as discussões envolvendo mecanismos de auditoria das eleições.

Debate sobre voto impresso voltou ao centro das atenções

O tema do voto impresso ganhou grande repercussão nacional em 2021, quando a Câmara dos Deputados analisou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que previa a impressão de um comprovante físico do voto registrado na urna eletrônica.

Na época, Barroso presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e participou ativamente das discussões sobre o assunto.

Convidado a falar na comissão especial que analisava a proposta, o ministro se posicionou de forma contrária à mudança.

PUBLICIDADE

Segundo Barroso, a introdução do voto impresso representaria uma solução para um problema que, em sua avaliação, não existia no sistema eleitoral brasileiro.

O então presidente do TSE também argumentou que a medida poderia criar novos riscos operacionais e aumentar a possibilidade de falhas no processo eleitoral.

Supremo já havia derrubado impressão do voto

Antes mesmo da discussão da PEC, o Supremo Tribunal Federal já havia analisado o tema.

Em 2020, a Corte declarou inconstitucional um dispositivo da chamada Minirreforma Eleitoral de 2015 que previa a impressão obrigatória do registro de cada voto.

Na ocasião, os ministros entenderam que a medida poderia comprometer princípios constitucionais relacionados ao sigilo e à liberdade do voto.

PUBLICIDADE

O entendimento do STF foi de que a existência de comprovantes físicos poderia abrir margem para mecanismos de controle indevido da escolha dos eleitores.

A decisão consolidou a posição da Corte sobre a manutenção do atual modelo eletrônico utilizado nas eleições brasileiras.

Críticos defendem mecanismo adicional de auditoria

Os defensores do voto impresso argumentam que a impressão do registro permitiria uma camada extra de auditoria e transparência ao processo eleitoral.

Segundo esse entendimento, o comprovante físico permaneceria armazenado em urna lacrada, sem ser levado pelo eleitor, servindo apenas para conferências em casos específicos.

Já os opositores da proposta afirmam que o sistema eletrônico brasileiro possui diversas camadas de fiscalização, auditoria e verificação, sem necessidade da impressão dos votos.

PUBLICIDADE

O debate continua dividindo especialistas, políticos e representantes da sociedade civil.

Fórum de Lisboa reúne autoridades brasileiras

O episódio ocorreu durante o Fórum de Lisboa, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado pelo ministro Gilmar Mendes.

Conhecido informalmente como “Gilmarpalooza”, o encontro reúne ministros de tribunais superiores, parlamentares, integrantes do governo, empresários e acadêmicos para discutir temas relacionados à política, economia, democracia e sistema de Justiça.

A abordagem de Sérgio Tavares a Barroso acabou se tornando um dos momentos de maior repercussão do evento, reacendendo uma discussão que segue presente no cenário político brasileiro mesmo anos após a rejeição da proposta do voto impresso pelo Congresso Nacional.

 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso após tentar furtar duas peças de picanha de supermercado em Manaus

Suspeito teria escondido duas peças de carne avaliadas em quase R$ 250 dentro da roupa, mas acabou descoberto pela equipe de segurança do estabelecimento.

há 9 minutos

Manaus

Governador Roberto Cidade vistoria obras que ampliam e modernizam estrutura do SPA São Raimundo

Governador vistoriou as obras nesta quarta-feira (12) e afirmou que unidade, que recebe cerca de 400 pacientes diariamente, terá estrutura ampliada.

há 14 minutos

Política

Contradição: Maria do Carmo que promete rigor contra agressores cumpre agenda com aliado acusado de violência doméstica

Presença de Rosses em agenda de Maria do Carmo reacende questionamentos sobre a aliança política diante do discurso da candidata em defesa das mulheres.

há 53 minutos

Amazonas

Rio Negro desce 52 cm em uma semana em Manaus com chuvas abaixo da média na Amazônia

Vazante ganhou intensidade na Bacia do Amazonas, mas maioria dos rios ainda apresenta níveis dentro da normalidade para o período, segundo o Serviço Geológico do Brasil.

há 55 minutos

Polícia

Homem invade casa da ex, tenta enforcá-la e ameaça esquartejá-la por causa de celular no interior do Amazonas

Segundo a Polícia Militar, jovem de 22 anos invadiu apartamento, enforcou a vítima e fez ameaças com uma faca e um terçado.

há 1 hora