Pesquisar por em AM POST

Brasil

Barroso retira da pauta do STF julgamento da ‘revisão da vida toda’

Análise de um recurso do INSS estava marcada para a quarta-feira (3)

  • Por AM POST

  • 02/04/2024 às 06:55

  • Leitura em dois minutos

blank

Foto: Carlos Moura/ STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu retirar da pauta da próxima quarta-feira (3) o julgamento do recurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) contra a chamada “revisão da vida toda” da aposentadoria.

Em 21 de março, a Corte decidiu que os aposentados não podem optar pela regra mais vantajosa na hora de calcular seu benefício, por 7 votos a 4. Essa medida reverteu a posição anterior do STF, estabelecida em 2022, que permitia aos aposentados escolher a regra de cálculo mais favorável, inclusive considerando contribuições anteriores à adoção do Plano Real, em 1994.

PUBLICIDADE

A “revisão da vida toda” permite o recálculo do valor da aposentadoria considerando todas as contribuições feitas durante a vida do trabalhador, incluindo aquelas anteriores ao Plano Real. Essa possibilidade foi reconhecida pelo STF em dezembro de 2022, mas agora, com a decisão atual, a regra de transição estabelecida em 1999 deve ser aplicada obrigatoriamente a todos os aposentados que se enquadrem nela.

O recurso apresentado pelo INSS e pela Advocacia-Geral da União (AGU) pede uma limitação à “revisão da vida toda”, mas com a derrubada dessa revisão pela Corte, a discussão trazida no recurso pode perder o objeto. Há um grande interesse do governo federal em evitar essa revisão devido ao possível impacto nos cofres públicos, estimado inicialmente em R$ 480 bilhões em um cenário pessimista.

No entanto, advogados da área previdenciária afirmam que o impacto real seria em torno de R$ 3 bilhões, considerando que apenas um número restrito de aposentados teria direito à revisão. Com a retirada da pauta, o julgamento sobre a “revisão da vida toda” da aposentadoria fica adiado, aguardando nova deliberação do STF.

PUBLICIDADE

Redação AM POST

O AM Post apoia a causa autista
blank

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

- Winaldario Santos

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank