Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro entra com revisão criminal no STF para tentar anular condenação por trama golpista

Defesa do ex-presidente alega “erro judiciário” e questiona julgamento realizado pela Primeira Turma da Corte

Por Arquipo Goes

09/05/2026 às 08:03 - Atualizado em 16/06/2026 às 08:02

ex-presidente jair bolsonaro no stf

O ex-presidente Jair Bolsonaro no STF (Ton Molina/STF)

Resumo:

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou no STF um pedido de revisão criminal para anular a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão relacionada ao processo da trama golpista. Os advogados alegam erro judiciário, contestam a validade da delação de Mauro Cid e afirmam que Bolsonaro deveria ter sido julgado pelo plenário do Supremo.

Notícias do Brasil – Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentaram nesta sexta-feira (8) um pedido de revisão criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Segundo a defesa, houve “erro judiciário” no processo que condenou Bolsonaro no caso da suposta trama golpista.

“O que esta revisão criminal demonstrou foi um quadro de erro judiciário em sua acepção mais grave”, afirmaram os advogados no recurso.

Leia também: PT promete medidas judiciais contra Lei da Dosimetria que deve beneficiar Bolsonaro

Julgamento será analisado pela Segunda Turma

A condenação de Bolsonaro ocorreu no ano passado pela Primeira Turma do STF, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Agora, conforme o regimento interno da Corte, o pedido de revisão criminal deverá ser analisado pela Segunda Turma, composta pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Defesa questiona tramitação do processo

Entre os argumentos apresentados, os advogados afirmam que Bolsonaro, por ser ex-presidente da República, deveria ter sido julgado pelo plenário do STF e não apenas pela Primeira Turma.

A defesa também contesta a delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, alegando que ela não teria sido voluntária e, por isso, deveria ser anulada.

Outro ponto levantado é a suposta falta de acesso integral às provas do processo.

Advogados negam participação em atos golpistas

No mérito da revisão criminal, a defesa sustenta que não existem provas de que Bolsonaro tenha participado ou liderado atos relacionados ao 8 de janeiro de 2023.

“É incontroverso nos autos que não há nenhuma ordem ou orientação do ex-presidente em relação ao 8 de janeiro”, argumentaram os advogados.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar

O ex-presidente foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por razões de saúde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

TJAM define data da votação da lista tríplice para escolha de novo desembargador

Sessão do Tribunal Pleno definirá os três nomes que serão enviados ao governador Roberto Cidade para a escolha do novo desembargador.

há 12 minutos

Parintins

Ana Maria Braga abre programa com toada do Boi Caprichoso e destaca passeio em Manaus

Apresentadora iniciou o Mais Você ao som de “Eu Escolhi Ser Caprichoso” e exibiu imagens do Museu da Amazônia, valorizando a cultura amazonense.

há 17 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro será ouvido pela PF em investigação sobre suposta calúnia contra Lula

Alexandre de Moraes marcou depoimento do senador para o dia 28 de julho após defesa não indicar data para a oitiva solicitada pela Polícia Federal.

há 18 minutos

Brasil

Saiba quem é o apresentador preso por armazenar imagens de nudez infantil

Operação da Polícia Civil do Paraná investiga produção e disseminação de conteúdo envolvendo crianças e cumpre prisões preventivas.

há 30 minutos

Brasil

Ritual de ‘banho de óleo’ termina em tragédia: aluno de aviação morre após passar mal no Paraná

Engenheiro de 27 anos sofreu uma grave reação alérgica depois da cerimônia tradicional; instrutor foi preso em flagrante e responderá por homicídio culposo.

há 55 minutos