Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã
Itamaraty diz que negociação é o único caminho viável para a paz.
- Foto: © Frame/Reuters –
Resumo
O governo do Brasil condenou os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã e defendeu a retomada das negociações diplomáticas sobre o programa nuclear iraniano. O Itamaraty orientou brasileiros na região a seguirem medidas de segurança.
Notícias do Brasil – O governo do Brasil condenou oficialmente, neste sábado (28), os ataques realizados por Estados Unidos e Israel contra o Irã. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou acompanhar com “grave preocupação” a escalada militar no Oriente Médio e ressaltou que os bombardeios ocorreram em meio a um processo de negociação diplomática entre as partes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segundo o Itamaraty, o diálogo é “o único caminho viável para a paz”, posição que classificou como tradicional da política externa brasileira para a região. O comunicado reforça a defesa do respeito ao Direito Internacional e da proteção de civis.
“O Brasil apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil”, diz a nota oficial.
Leia mais: EUA e Israel atacam Irã e país reage com ofensiva de mísseis
Orientações a brasileiros na região
O embaixador do Brasil em Teerã, André Veras Guimarães, está em contato direto com a comunidade brasileira que vive no Irã para transmitir atualizações e orientações de segurança. As demais representações diplomáticas brasileiras no Oriente Médio também acompanham os desdobramentos, com atenção especial às comunidades nos países afetados.
O Itamaraty recomendou que brasileiros residentes ou em trânsito na região sigam as orientações das autoridades locais e mantenham contato com as embaixadas. A medida visa garantir assistência consular em caso de agravamento do conflito.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A orientação ocorre após Israel declarar estado de emergência “especial e imediato” em todo o território, segundo informações divulgadas pela agência Reuters. A decisão foi tomada após o início dos ataques contra o Irã.
Contexto da escalada militar
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a realização de “grandes operações de combate” no território iraniano. De acordo com ele, o objetivo seria defender o povo americano e eliminar “ameaças iminentes do regime iraniano”.
A ofensiva acontece dias após a retomada das negociações entre Irã e Estados Unidos, iniciadas na quinta-feira (26), com o objetivo de buscar uma solução diplomática para a disputa em torno do programa nuclear iraniano.
Estados Unidos, Israel e outros países ocidentais sustentam que o programa teria como finalidade a produção de armas nucleares. O governo iraniano nega a acusação e afirma que suas atividades nucleares têm fins pacíficos.
Defesa do multilateralismo
Ao condenar os ataques, o Brasil reafirma sua postura histórica de defesa do multilateralismo e da solução pacífica de controvérsias. A nota do Itamaraty evita tomar partido direto no conflito, mas deixa claro o repúdio à escalada militar em curso.
A evolução da crise pode impactar mercados internacionais, rotas energéticas e a estabilidade política do Oriente Médio. Enquanto as potências trocam acusações e ampliam operações militares, a diplomacia brasileira insiste em uma saída negociada — numa região onde cada bomba pesa mais que qualquer discurso.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






