A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Brasil registra 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol; governo amplia compra de antídotos

O Ministério da Saúde também anunciou a ampliação do estoque de antídotos usados no tratamento de intoxicação por metanol.

Por Jonas Souza

04/10/2025 às 17:08

Notícias do Brasil  – O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 127, conforme informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, neste sábado (4). Apesar do aumento nas notificações, o ministro esclareceu que o número de casos confirmados laboratorialmente permanece em 11.

PUBLICIDADE

Leia mais: Segunda morte por metanol é confirmada em SP; casos se multiplicam e polícia amplia investigações

Em entrevista coletiva realizada em Teresina (PI), Padilha explicou que o crescimento se refere às suspeitas clínicas, e não à confirmação da presença da substância. “Não houve aumento de confirmação laboratorial. O que tivemos foi um aumento de casos sob investigação”, afirmou.

O Ministério da Saúde também anunciou a ampliação do estoque de antídotos usados no tratamento de intoxicação por metanol. O governo adquiriu 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico, que se somam às 4.300 já distribuídas a hospitais universitários e centros de referência do SUS.

Além disso, o Brasil passará a contar com um segundo antídoto, o Fomepizol, comprado por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Segundo o ministro, 2.500 tratamentos foram adquiridos junto a um fornecedor japonês e devem chegar ao país ainda nesta semana.

“Com essas medidas, garantimos dois antídotos eficazes disponíveis em toda a rede pública de saúde”, reforçou Padilha, destacando que a Anvisa já enviou aos estados e municípios a relação de 609 farmácias de manipulação autorizadas a fabricar o etanol farmacêutico.

Até agora, 12 estados brasileiros notificaram casos suspeitos de intoxicação por metanol. As autoridades de saúde seguem monitorando o surto e reforçam as ações de fiscalização em bares, distribuidoras e fábricas de bebidas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Esporte

Diallo decide no fim e Costa do Marfim vence Equador na estreia da Copa

Seleção africana marcou aos 44 minutos do segundo tempo e assumiu a vice-liderança do Grupo E.

há 7 horas

Manaus

Motociclista morre após atingir poste ao passar por buraco no Lago Azul

Valtencir Paes Mendes, de 48 anos, chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo acidente.

há 8 horas

Polícia

Homem é preso após ameaçar vizinho com espingarda na AM-010; polícia apreende arma e R$ 9,9 mil

Suspeito resistiu à abordagem policial e precisou ser contido com apoio da Força Tática na zona rural de Manaus.

há 9 horas

Polícia

Homem é preso após tentar atropelar companheira várias vezes em Nova Olinda do Norte

Suspeito de 46 anos também teria ameaçado a vítima de morte e avançado com o carro contra familiares que tentavam ajudá-la.

há 10 horas

Amazonas

Carreta pega fogo e interdita totalmente trecho da BR-174 em Manaus

Incêndio destruiu o veículo e provocou bloqueio total da rodovia; ainda não há informações sobre vítimas.

há 12 horas