Câmara dos Deputados aprova PL da dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Presidente do Senado promete votação ainda em dezembro.
- (Foto: Divulgação)
Notícias do Brasil -O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10/12) o chamado Projeto de Lei da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas dos condenados pelos crimes e atos praticados em 8 de janeiro de 2023.
PUBLICIDADE
Com a medida, réus como o ex-presidente Jair Bolsonaro podem ver significativamente diminuído o tempo de prisão inicialmente definido.
A proposta segue agora para o Senado Federal, onde deve ser votada ainda este ano. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), anunciou que o projeto será incluído na pauta antes do fim de dezembro.
Segundo ele, “assim que a Câmara deliberar, o Senado deliberará”, reforçando o compromisso com os líderes partidários de concluir a votação dentro do prazo.
Para os defensores da lei, a dosimetria trará coesão jurídica e readequação penal, especialmente para quem teve sentença alterada ou agravada em recursos.
PUBLICIDADE
Já críticos alertam para o risco de fragilização do combate à impunidade e argumentam que a revisão pode ser vista como leniência contra graves violações do Estado Democrático de Direito.
LEIA MAIS: TJ-AM nega habeas corpus a técnica investigada pela morte do menino Benício em Manaus
Com a aprovação na Câmara, a expectativa agora se concentra no Senado: se o texto for confirmado sem emendas, a redução de pena poderá ser aplicada imediatamente aos condenados potencialmente modificando o destino de figuras de destaque no processo, inclusive líderes e ex-autoridades.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






