Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Câmara votará urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão nesta terça-feira (21)

Recentemente, companhias aéreas comunicaram novas regras para malas.

21/10/2025 às 05:00

Notícias do Brasil – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) informou nesta segunda-feira (20) que vai colocar em votação nesta terça-feira (21) a urgência do projeto de Lei (PL) 5041/25 que proíbe a cobrança de bagagem de mão por parte das companhias aéreas. Caso a urgência seja aprovada, o projeto poderá ser votado diretamente no plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões.

“Alerta da semana: vamos votar a urgência do PL 5041/25, que proíbe a cobrança de bagagem de mão no avião. Também inseri na pauta projetos de Segurança Pública, como o aumento da pena de homicídio contra agentes públicos (PL 4176/25) e o que dificulta o retorno de criminosos reincidentes para as ruas (PL 226/24). As matérias de combate à violência foram consenso entre os secretários de Segurança do Brasil, que trouxeram essas demandas”, escreveu Motta em uma rede social.

PUBLICIDADE

O texto, de autoria do deputado federal Da Vitoria (Progressistas-ES), chamado de PL das bagagens, determina que as companhias aéreas são proibidas de oferecer tarifas que excluam ou limitem o direito do passageiro de levar gratuitamente a bagagem de mão. A proposta diz ainda que os passageiros têm garantido o direito de levar consigo uma mala de mão e um item pessoal sem cobrança adicional, “como bolsa, mochila ou pasta, observados os limites de peso e dimensão estabelecidos pela autoridade reguladora”.

Leia também: Membros do CV matam cozinheira na frente dos filhos após ela se recusar a envenenar PMS

O texto diz ainda que a bagagem de mão (mala de cabine), deve ser acomodada nos compartimentos superiores da cabine da aeronave, atendendo aos limites de peso e dimensão fixados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que o item pessoal, como bolsa, mochila, pasta ou volume equivalente que possa ser acomodado sob o assento à frente do passageiro.

A votação anunciada por Motta é uma resposta à decisão das empresas de implementar uma nova categoria de tarifa, chamada de “básica”, para o transporte de bagagens. Recentemente, a Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines comunicaram a adoção de novas tarifas com restrições a uma segunda bagagem de mão, a partir deste mês.

PUBLICIDADE

Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que Gol e Latam já foram notificadas para apresentar informações sobre a comercialização das tarifas sem franquia de bagagem de mão e sobre a visibilidade dada ao consumidor sobre essa medida.

Em nota, a Senacon reconhece que as empresas até podem estar legalmente amparadas, mas entende que a conduta não traz benefícios ao consumidor, e por isso merece revisão.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviou ofício às companhias aéreas Azul, Gol e Latam solicitando esclarecimentos sobre eventuais cobranças em voos internacionais. Na Latam, a medida já está em vigor, e a Gol anunciou que adotará a cobrança. A Azul informou que não cobrará pela bagagem de mão em voos internacionais.

O presidente da Anac, Tiago Faierstein, esclareceu que não há cobrança de bagagem de mão em voos domésticos, mas uma distinção entre mochilas e bagagens de mão de até 10 quilos, que são acomodadas no compartimento superior das aeronaves.

A Anac disse que pretende entregar estudos técnicos para a construção de um projeto de lei no Congresso Nacional com o objetivo de levar a uma “regulação equilibrada, preservando tanto o direito dos passageiros quanto a competitividade das companhias aéreas”.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Homenagem aos pais

Cemitérios de Manaus terão horário especial para visitas no Dia dos Pais

Campos-santos da capital e da zona rural funcionarão das 6h às 18h e contarão com missas, cultos e esquema reforçado de atendimento aos visitantes.

há 2 minutos

Brasil

PL aumenta pressão e pede quebra de sigilos em investigação envolvendo ex-assessor de Lula

Pedido apresentado pelo senador Rogério Marinho também solicita busca e apreensão e acesso a registros de visitas e contatos entre Lula e a Polícia Federal.

há 5 minutos

Reviravolta na disputa

Vereador de Manaus Elan Alencar busca no TSE decisão para escapar da cassação

Defesa do vereador pede que Corte restabeleça efeito suspensivo enquanto recurso sobre fraude à cota de gênero não é julgado definitivamente.

há 36 minutos

Vídeos

Área residencial de condomínio é atingida por incêdio em meio a onda de calor em Manaus

Vídeos gravados por moradores mostram as chamas atingindo uma área residencial do condomínio, além de uma intensa fumaça, o que causou preocupação.

há 50 minutos

Manaus

Entre a vida e a morte: três crianças lutam pela vida após acidente que matou motorista em Manaus

Colisão frontal aconteceu na noite desta quinta-feira (6), próximo à Ponte da Bolívia, no Tarumã. Carro onde estavam as crianças ficou destruído e pegou fogo.

há 52 minutos