A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Carlos Lupi já havia pedido demissão no governo Dilma por escândalo de favorecimento de ONGs

Na ocasião, o pedetista foi alvo de diversas denúncias, como a de se beneficiar de convênios irregulares.

03/05/2025 às 06:00

Notícias do Brasil – O ex-ministro da Previdencia, Carlos Lupi, integrava o governo desde o primeiro dia do terceiro mandato de Lula, e também participou de outras gestões petistas. Entre 2007 e 2011, período que contemplou o segundo governo de Lula e a primeira gestão de Dilma Rousseff, Lupi foi ministro do Trabalho, saindo em dezembro de 2011, numa “faxina” ministerial – ele foi o sétimo ministro a cair no primeiro ano do governo Dilma.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o pedetista foi alvo de diversas denúncias, como a de se beneficiar de convênios irregulares do seu ministério com ONGs e a de ter viajado em um jatinho de propriedade de um dirigente de uma ONG que tinha convênios com o ministério. Ele negou todas as acusações.

Desta vez, Lupi caiu após a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que investiga esquema que descontava mensalidades direto da aposentadoria e sem o conhecimento de aposentados e pensionistas. O nome de Lupi não aparece nas investigações, mas foi ele que indicou Alessandro Stefanutto para chefiar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Stefanutto pediu demissão na semana passada.

Antes disso, seu antecessor, Glauco Wamburg, foi demitido por Lula por suspeitas de irregularidades em investigação que ficou conhecida como a “farra das passagens”. Diante da Operação sem Desconto, a permanência de Lupi ficou insustentável no governo, apesar de seu nome não ser citado na investigação.

Antes da confirmação da saída do presidente do INSS por determinação do presidente Lula, Lupi chegou a afirmar que ele permaneceria afastado do cargo e que um interino seria nomeado até o término das investigações.

PUBLICIDADE

“A indicação é da minha inteira responsabilidade. Ele (Stefanutto) é procurador da República, servidor que tem me dado todas as demonstrações de ser exemplar, fez parte do grupo de transição. Vamos, no processo, esperar as investigações em curso”, afirmou Lupi.

Lupi assumiu o cargo de presidente nacional do PDT após a morte de Leonel Brizola, fundador da legenda, e permaneceu à frente do partido entre 2004 e 2023, licenciando-se para assumir o ministério.

Antes, no governo Jair Bolsonaro (PL), Lupi liderou o PDT contra a Reforma da Previdência. A sigla chegou a abrir um processo na Comissão de Ética contra os deputados que votaram a favor da proposta.

Natural de Campinas, interior de São Paulo, Lupi fez carreira política no Rio de Janeiro. Ocupou uma cadeira de deputado federal pelo Estado entre 1991 e 1995. Na eleição de 2014, tentou uma vaga para o Senado, mas recebeu pouco mais de 3% dos votos, ocupando o quinto lugar na disputa, que foi vencida por Romário.

No primeiro turno da campanha presidencial de 2022, o PDT lançou Ciro Gomes na disputa, mas o ex-ministro acabou em quarto lugar. Lupi chegou a rejeitar um movimento dissidente dentro partido que pregava o voto útil em Lula. O acerto com o PT foi firmado logo no início do segundo turno.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Vídeo mostra momento em que trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus; assista

Imagens também registram tentativa de intervenção de moradora antes do pedido de socorro.

há 8 segundos

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 17 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 26 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 38 minutos

Eleições 2026

Autoritária: Maria do Carmo se enfurece e emite nota de ameaça a correligionários do PL

Nota divulgada pela empresária expõe o clima de tensão dentro do PL Amazonas e amplia o desgaste entre aliados.

há 40 minutos