A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

CCJ da Câmara vota nesta terça PL que pode transformar facções em organizações terroristas

Texto endurece legislação e prevê até 30 anos de prisão para integrantes de grupos criminosos violentos.

04/11/2025 às 05:00

Notícias de política – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira, 4, o projeto de lei que classifica facções criminosas como organizações terroristas.

PUBLICIDADE

O projeto altera a lei que aborda o terrorismo no Brasil. A ideia é deixar a lei mais dura e mais completa. Com essa mudança, grupos criminosos e milícias que fizerem ataques violentos também podem ser punidos como terroristas.

O projeto é de autoria do deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) e tem parecer favorável do relator, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

A discussão do tema voltou ao holofote após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, realizada na última terça-feira, 28, que deixou 121 mortos, entre suspeitos ligados ao Comando Vermelho (CV) e agentes de segurança.

Se o projeto for aprovado, integrantes de facções como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) poderão ser punidos por um crime mais grave, chamado de “organização criminosa qualificada”.

PUBLICIDADE

Isso significa que a pena máxima passa a ser de até 15 anos de prisão, e pode chegar a 30 anos se houver envolvimento em homicídios.

Leia também: Suposto comunicado do Comando Vermelho leva ao cancelamento de festas e eventos em Manaus

Atualmente, a lei estabelece que, para uma conduta criminosa ser considerada ato de terrorismo, é necessário existir uma motivação ligada à xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou religião.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Operação “Chapa Quente” reforça fiscalização para proteger crianças e adolescentes nas embarcações

Ação integrada do MPAM, Marinha e órgãos da rede de proteção intensifica inspeções no trajeto até Parintins durante o Festival Folclórico.

há 5 minutos

Manaus

Barco para Parintins registra superlotação durante embarque no Porto de Manaus

Grande procura pelo transporte fluvial lotou a embarcação Golfinho do Mar II na véspera do 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 10 minutos

Mundo

Jogador argentino procura esposa e filhos desaparecidos após terremotos na Venezuela

Lucas Trejo, atleta do Marítimo, afirmou que o prédio onde sua família morava desabou após os fortes terremotos que atingiram a Venezuela.

há 29 minutos

Brasil

STF autoriza transferência de Daniel Vorcaro para a Papudinha e mantém prisão preventiva

Banqueiro investigado por fraudes no Banco Master deixará a sede da PF em Brasília, mas continuará preso por decisão do ministro André Mendonça.

há 32 minutos

Manaus

Terremoto na Venezuela fez prédios balançarem em Manaus; entenda por que o tremor foi sentido no Amazonas

Especialistas explicam que as características geológicas da Amazônia facilitaram a propagação das ondas sísmicas geradas pelos fortes terremotos registrados na Venezuela.

há 33 minutos