Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Chanceler Friedrich Merz diz que alemães ficaram contentes ao irem embora de Belém do Pará

Em discurso na Alemanha, Merz afirmou que ninguém quis permanecer em Belém após agenda da COP30.

Por Natan AMPOST

17/11/2025 às 20:06 - Atualizado em 17/11/2025 às 20:10

Notícias do Brasil – O comentário do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, sobre sua passagem por Belém durante compromissos ligados à COP30, gerou repercussão internacional e irritação entre brasileiros. Em discurso no Congresso de Comércio Alemão, realizado em 13 de novembro, Merz afirmou que sua comitiva ficou “feliz” ao deixar a capital paraense e retornar à Alemanha, em uma comparação direta entre os dois países.

PUBLICIDADE

A fala, registrada em vídeo disponível no canal oficial do congresso no YouTube, ocorreu enquanto Merz exaltava o que considera qualidades da Alemanha. Ao reforçar que o país é “um dos mais bonitos e livres do mundo”, o chanceler comentou a viagem ao Brasil e a reação da equipe que o acompanhava durante a agenda em Belém.

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, afirmou, ao defender que os alemães vivem “em um dos lugares mais bonitos e livres do mundo”.

A declaração, feita em tom de comparação, soou como crítica direta à capital paraense — sede escolhida para a COP30 — e desencadeou debates sobre diplomacia, respeito cultural e as condições de recepção dos líderes estrangeiros durante o evento. Nas redes sociais, usuários brasileiros reagiram com ironia, críticas e até memes, enquanto autoridades brasileiras evitam comentar oficialmente.

Leia também: Motoristas envolvidos em acidente que matou 2 pessoas responderão por homicídio doloso em Manaus

Apesar do comentário ácido sobre Belém, Merz adotou tom mais diplomático durante sua visita ao Brasil. O chanceler esteve na Cúpula dos Líderes em Belém antes do início oficial da COP30 e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de pautas ambientais e econômicas. Na ocasião, anunciou que a Alemanha pretende contribuir com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), proposta brasileira destinada ao financiamento global da proteção das florestas. O valor da contribuição, no entanto, não foi divulgado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Terremoto no Japão

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão, derruba prédios e deixa dezenas de feridos

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão, derruba prédios e deixa dezenas de feridos

há 3 minutos

Brasil

Brasil aciona OMC contra tarifas impostas pelos Estados Unidos

Governo brasileiro afirma que medidas adotadas pelos Estados Unidos violam regras do comércio internacional e inicia disputa na Organização Mundial do Comércio.

há 32 minutos

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 8 horas

Política

Plinio Valério aumenta em 115% gastos com autopromoção em período pré-eleitoral

Despesas com comunicação, impulsionamento de redes sociais, viagens e estrutura regional cresceram durante o atual mandato do senador amazonense.

há 9 horas

Amazonas

Thaisa Cidade lança movimento feminino em Manaus com participação de cerca de 300 mulheres

“Mulheres com Cidade” reuniu participantes das zonas Norte e Leste da capital e promoveu palestras sobre liderança, comunicação e desenvolvimento pessoal.

há 9 horas