Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cicloativistas fazem ato em SP em homenagem a artista venezuelana

Julieta Hernandez foi assassinada no Amazonas

13/01/2024 às 07:20

Rovena Rosa

Na noite de hoje (12), mais de uma centena de manifestantes, em sua maioria artistas e cicloativistas, se reuniram no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para prestar homenagem à artista venezuelana e cicloviajante Julieta Ines Hernandez Martinez, conhecida como palhaça Jujuba. A manifestação, chamada de “Bicicletada Julieta Presente”, foi realizada em repúdio ao assassinato da artista, ocorrido no estado do Amazonas.

PUBLICIDADE

Julieta, de 37 anos, estava desaparecida desde 23 de dezembro do ano passado e seu corpo foi encontrado no sábado (6) no município de Presidente Figueiredo (AM). A Polícia Civil do estado indiciou Thiago Agles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos pelo crime, ambos responderão por ocultação de cadáver, latrocínio e estupro.

Durante o ato, foram entoadas músicas em homenagem a Julieta, e os participantes distribuíram narizes de palhaço, uma referência a uma das atividades da artista circense venezuelana. Mesmo sob forte chuva na região da Avenida Paulista, os manifestantes planejaram uma passeata de bicicleta até a Praça da República, passando pela rua Augusta.

“Essa manifestação é para dizer que a gente é livre e que nós queremos vivas umas às outras. Parem de nos matar. Nós temos o direito de andar como quisermos, para onde quisermos, sem sermos mortas”, enfatizou Kimberlin Portes, também cicloviajante, artista de rua, malabarista e palhaça.

Julieta, que era integrante do grupo de cicloviajantes “Pé Vermei”, estava no Brasil desde 2015. Sua jornada consistia em viajar de bicicleta do Rio de Janeiro até a Venezuela, seu país natal, levando sua arte circense por onde passava.

A situação da violência contra as mulheres no Brasil foi ressaltada durante o ato. “Ela era mulher, viajante, imigrante, livre, e foi morta por ser mulher, foi morta por querer viver. Nós estamos em um dos piores países do mundo para se nascer mulher”, destacou Maíra Machado, do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas.

Manifestações semelhantes ocorreram em outras cidades brasileiras, como Brasília, e em outros países em memória da artista. O caso de Julieta levanta questionamentos sobre a segurança das mulheres no Brasil e a urgência de medidas para combater a violência de gênero no país.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Eleições 2026

Wilson Lima reúne pastores da Assembleia de Deus de todo o Amazonas durante encontro com lideranças da IEADAM

Pré-candidato ao Senado participou de reunião com cerca de 100 líderes evangélicos de Manaus e dos 61 municípios do interior do estado.

há 18 minutos

Brasil

Caso Banco Master: esposa de Moraes cobrava R$ 3,6 milhões por mês em contrato com Daniel Vorcaro

Intimação ocorre após revés judicial do ex-controlador do banco; processo é o mais recente desdobramento em meio às apurações da PF sobre pagamentos milionários à banca da esposa do ministro Alexandre de Moraes.

há 37 minutos

Polícia

Trio de mulheres é flagrado furtando máquina de solda em loja na Zona Norte de Manaus

Câmeras de segurança registraram a ação; prejuízo ao estabelecimento ultrapassa R$ 1 mil e Polícia Civil deve investigar o caso.

há 47 minutos

Manaus

Motociclista morre após grave acidente de trânsito na Zona Sul de Manaus

Vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao SPA da Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos.

há 1 hora

Eleições 2026

David Almeida deixa vaga ao Senado em aberto e diz que articulação ficará com Renato Júnior

Candidato ao Governo do Amazonas afirmou que definição da chapa majoritária ainda está em negociação e destacou a saúde pública como prioridade da campanha.

há 2 horas