A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ciro Gomes é condenado a pagar indenização por chamar prefeita Janaína Farias de ‘assessora para assuntos de cama’

As declarações consideradas ofensivas foram feitas em entrevistas concedidas em abril de 2024.

20/05/2025 às 20:29

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ao pagamento de uma indenização de R$ 52 mil à prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT). A sentença, proferida nesta segunda-feira, 19, tem como base declarações consideradas ofensivas feitas por Ciro em entrevistas concedidas em abril de 2024, nas quais ele se referiu à petista como “assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República” e “cortesã”.

PUBLICIDADE

“As relatadas falas do réu são ofensivas à sua dignidade, ante a conotação sexista e machista, bem como sustenta que não se trata de críticas políticas, mas de ataques pessoais com o objetivo de lhe humilhar e descredibilizar como mulher e parlamentar”, relata a defesa de Janaína no processo.

Na ocasião dos comentários, Janaína exercia o cargo de senadora suplente, ocupando temporariamente a vaga de Camilo Santana (PT), que havia assumido o Ministério da Educação no governo Lula.

Leia também: Esposa lamenta morte de companheiro que foi atropelado por carro em alta velocidade em Manaus: “Meu coração sangra”

A decisão foi proferida pela juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, que fixou um valor da indenização por cada uma das quatro entrevistas nas quais Ciro usou expressões consideradas ofensivas. Dessa forma, somando o total de R$ 52 mil por danos morais.

PUBLICIDADE

No processo, os advogados de Ciro tentaram deslocar a competência da ação para a Justiça do Ceará, argumentando que o foro apropriado seria o domicílio da autora. Também afirmaram que as declarações não teriam sido direcionadas diretamente à então senadora, mas a Camilo Santana, por ser o responsável por sua indicação. A juíza, no entanto, não acolheu esses argumentos.

“O réu proferiu declarações ofensivas em relação à sua pessoa, com conteúdo injurioso e difamatório, extrapolando os limites do razoável e do aceitável em uma sociedade democrática”, escreveu a magistrada. Para ela, os comentários de Ciro ultrapassaram o campo da crítica política, atingindo de forma direta a honra e a dignidade da prefeita.

A sentença ainda destaca que as palavras utilizadas por Ciro insinuaram uma possível relação íntima e sexual entre Janaína e Camilo Santana, o que, segundo a juíza, feriu a imagem pública e profissional da autora da ação. A magistrada ressaltou ainda que tais declarações ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, configurando abuso desse direito. À decisão ainda cabe recurso.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Mulher morre após grave acidente com ônibus na Zona Leste de Manaus

A vítima foi identificada como Aldenora Ribeiro Maia; colisão ocorreu na Alameda Cosme Ferreira, na Zona Leste da capital.

há 24 minutos

Mundo

Trump abandona entrevista após ser questionado sobre provas de fraude eleitoral

Presidente dos Estados Unidos encerrou conversa com jornalista da NBC após ser pressionado sobre evidências para acusações envolvendo eleições.

há 32 minutos

Brasil

Filho é preso ao tentar pagar propina para libertar pai suspeito de golpes

Homem foi detido em flagrante após oferecer dinheiro a policiais para evitar a prisão do pai investigado por estelionato.

há 59 minutos

Polícia

Adolescente de 15 anos morre após disparo de arma artesanal em sítio no interior do Amazonas

Pai da vítima relatou à polícia que tentava intervir em uma situação envolvendo a arma quando ocorreu o disparo.

há 1 hora

Esporte

Neymar faz exame nesta segunda e espera definição sobre estreia na Copa

Atacante realizará ressonância magnética para avaliar recuperação de lesão na panturrilha e definir presença contra o Marrocos.

há 2 horas