Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Civilização perdida na Amazônia pode ter abrigado 3 milhões de habitantes, diz pesquisa

Pesquisadores encontraram centenas de estruturas arqueológicas escondidas sob a floresta e indicam que uma antiga sociedade ocupou o sudoeste da Amazônia por mais de mil anos.

Por Marcia Jornalist

31/07/2026 às 07:01

  • Uma pesquisa internacional sugere que uma grande área do sudoeste da Amazônia foi ocupada por uma sociedade pré-colonial complexa, com possível população entre 1,25 milhão e 3 milhões.
  • O uso de LiDAR (sensoriamento remoto por aeronaves) permitiu identificar centenas de estruturas arqueológicas sob a vegetação, revelando centros cerimoniais e assentamentos antigos.
  • A descoberta contraria a ideia de que a Amazônia era ocupada apenas por pequenos grupos isolados, indicando organização social avançada e grande capacidade de planejamento.
  • Os resultados devem mudar a compreensão da história da ocupação humana na região, e novas áreas ainda podem ser encontradas com o avanço do LiDAR em outras partes da floresta.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Brasil- Uma pesquisa internacional revelou que uma vasta região do sudoeste da Amazônia foi ocupada por uma complexa sociedade pré-colonial que pode ter reunido entre 1,25 milhão e 3 milhões de habitantes.

PUBLICIDADE

Os cientistas identificaram centenas de estruturas arqueológicas escondidas sob a vegetação, indicando que a floresta abrigou uma extensa rede de centros cerimoniais e assentamentos muito antes da chegada dos europeus.

Como a descoberta foi feita?

Para localizar os vestígios, os pesquisadores utilizaram a tecnologia LiDAR, sistema de sensoriamento remoto realizado por aeronaves que consegue “enxergar” o relevo sob a cobertura da floresta.

O mapeamento revelou estruturas que permaneceram ocultas por séculos, ampliando significativamente o conhecimento sobre a ocupação humana na Amazônia.

Leia mais: MPF pede R$ 1,5 bilhão de grupo acusado de garimpo ilegal em Maués por danos ambientais

PUBLICIDADE

Por que a descoberta é importante?

Os resultados desafiam a antiga teoria de que a floresta amazônica era ocupada apenas por pequenos grupos isolados.

Segundo os pesquisadores, a região abrigava uma sociedade altamente organizada, capaz de construir milhares de estruturas cerimoniais e modificar a paisagem em larga escala, evidenciando um elevado nível de planejamento e desenvolvimento social.

O que muda para a história da Amazônia?

A descoberta reforça que a Amazônia foi palco de grandes civilizações muito antes da colonização europeia, alterando a compreensão sobre a história da ocupação humana no continente sul-americano.

Os pesquisadores acreditam que novas áreas ainda poderão ser identificadas à medida que o uso da tecnologia LiDAR avance em outras regiões da floresta.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Marco histórico

MPAM empossa primeira promotora trans do Brasil

Cerimônia nesta sexta-feira (31), em Manaus, marca a entrada de seis novos membros no Ministério Público do Amazonas e um momento inédito para o sistema de Justiça brasileiro.

há 26 minutos

Mundo

Terremoto de magnitude 5,6 próximo ao Acre é registrado na fronteira entre Peru e Brasil

Abalo sísmico ocorreu durante a noite e foi detectado a cerca de 60 quilômetros do território acreano. Tremores são frequentes no Peru devido à intensa atividade tectônica da região.

há 35 minutos

Caso Master

PF aponta atuação de ministros de Lula e Jaques Wagner para favorecer Banco Master

Relatório enviado ao STF aponta conversas atribuídas ao empresário Daniel Vorcaro e investiga possível atuação política em negociação envolvendo a instituição financeira; senador nega irregularidades.

há 35 minutos

Polícia

Pai e meio-irmão são denunciados por matar homem e sumir com corpo no Amazonas

Segundo o Ministério Público do Amazonas, vítima era filho de um dos denunciados e meio-irmão do outro.

há 8 horas

Amazonas

Aleam convoca primeiros aprovados do concurso público de 2025; lista tem 29 candidatos

Chamamento publicado no Diário Oficial marca o início das nomeações do concurso realizado após 14 anos sem seleção pública na Assembleia Legislativa do Amazonas.

há 9 horas