Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cláudio Castro desiste de disputar o Senado após avanço das investigações da PF

A desistência acontece após Cláudio Castro se tornar alvo de duas operações da Polícia Federal em menos de 15 dias.

Por Jonas Souza

28/05/2026 às 18:02 - Atualizado em 01/06/2026 às 14:47

Resumo 

O ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta quinta-feira (28) que não disputará mais uma vaga no Senado em 2026. A decisão ocorre após duas operações da Polícia Federal realizadas nas últimas semanas, que colocaram Castro no centro de investigações sobre supostos favorecimentos e investimentos bilionários ligados ao Rioprevidência.

Notícias do Brasil – O cenário político do Rio de Janeiro sofreu uma reviravolta nesta quinta-feira (28) após o ex-governador Cláudio Castro anunciar oficialmente a desistência de sua pré-candidatura ao Senado Federal. A decisão foi comunicada por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

Na gravação, Castro afirmou que os últimos dias foram marcados por forte desgaste emocional e disse que pretende concentrar esforços na defesa jurídica e no cuidado com a família diante das investigações conduzidas pela Polícia Federal.

PUBLICIDADE

Leia mais: TCE-AM inicia preparação para alcançar nível máximo em avaliação nacional dos tribunais de contas

“Minha família está passando por momentos que jamais imaginei. Dias de dor, de exposição, de mentiras e de narrativas”, declarou o ex-governador.

Operações da PF aceleraram saída da disputa

A desistência acontece após Cláudio Castro se tornar alvo de duas operações da Polícia Federal em menos de 15 dias.

A primeira ação ocorreu em 15 de maio e investigava supostos favorecimentos relacionados à Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, grupo apontado entre os maiores devedores de impostos do país.

Já na última terça-feira (26), uma nova operação teve como foco investimentos bilionários do Rioprevidência em fundos ligados ao Banco Master. A investigação apura possíveis irregularidades envolvendo recursos do fundo previdenciário estadual.

Nos bastidores do PL, aliados já consideravam difícil a permanência de Castro na disputa eleitoral diante do agravamento do cenário jurídico.

PUBLICIDADE

Ex-governador diz confiar na Justiça

Mesmo anunciando a saída da corrida ao Senado, Cláudio Castro afirmou acreditar que conseguirá comprovar a legalidade de seus atos.

“Não tenho dúvida de que a verdade será esclarecida. Mas, para isso, eu preciso de tempo. Preciso cuidar dos meus filhos, da minha esposa e das pessoas que estiveram comigo durante toda essa caminhada”, afirmou.

O ex-governador também declarou que mantém confiança no esclarecimento das investigações e criticou o que chamou de “meias verdades” envolvendo os casos.

Inelegibilidade já havia abalado projeto político

Antes mesmo das operações recentes da Polícia Federal, Cláudio Castro já enfrentava dificuldades jurídicas no cenário eleitoral.

Em março deste ano, o ex-governador deixou o cargo às vésperas do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisava acusações de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Apesar da renúncia ao governo estadual, o TSE concluiu o julgamento e declarou Castro inelegível.

Ainda assim, ele vinha mantendo publicamente o discurso de que tentaria disputar uma vaga no Senado enquanto buscava reverter a situação judicial.

Integrantes do Partido Liberal afirmam que a saída de Cláudio Castro da disputa já era esperada pela cúpula nacional da legenda após o avanço das investigações. Nos bastidores, a avaliação é de que os novos desdobramentos da Polícia Federal tornaram politicamente inviável a continuidade do projeto eleitoral do ex-governador.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 53 minutos

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 54 minutos

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 1 hora

Amazonas

Trabalhadores da construção civil ameaçam greve geral no Amazonas

Sintracomec afirma que categoria pode paralisar atividades caso empresas não cheguem a acordo sobre reajuste salarial, horas extras e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

há 1 hora

Polícia

Idoso é sequestrado, trancado em porta-malas e espancado antes de ser abandonado no Amazonas

Homem de 70 anos foi encontrado ferido e desorientado no Cacau Pirera, em Iranduba.

há 2 horas