Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CNH sem autoescola: Governo detalha proposta que promete reduzir custo da habilitação em até 80%

Consulta pública sobre mudanças no processo de obtenção da CNH já recebeu mais de 18 mil contribuições.

Por Jonas Souza

13/10/2025 às 13:44

Notícias do Brasil  – A proposta do governo federal que prevê o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em consulta pública e tem mobilizado milhares de brasileiros. Segundo o Ministério dos Transportes, mais de 18 mil contribuições foram registradas até esta segunda-feira (13).

Leia mais: Prazo para inscrições no concurso da Aleam encerra nesta segunda-feira (13); saiba como participar

O novo modelo, em análise na plataforma Participa + Brasil até o dia 2 de novembro, busca tornar o processo de habilitação mais acessível, menos burocrático e até 80% mais barato. A estimativa é que o valor médio da CNH, hoje em R$ 3.215,64, caia significativamente com as mudanças.

PUBLICIDADE

De acordo com o governo, o objetivo é democratizar o acesso à habilitação, reduzir a informalidade no trânsito e aumentar a segurança viária — já que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira em todo o país, em parte devido ao alto custo do processo atual.

A minuta do projeto foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será encaminhada ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) após o fim da consulta pública.

Como vai funcionar a CNH sem autoescola: passo a passo

  1. Requisitos: maiores de 18 anos, alfabetizados e com CPF e RG poderão iniciar o processo digitalmente, usando a conta gov.br para confirmar a identidade.

  2. Abertura do processo: o candidato pode solicitar a CNH pelo site ou aplicativo do Detran do estado, com acompanhamento via Renach.

  3. Curso teórico: deixa de ser obrigatório nas autoescolas. O candidato poderá estudar online, presencialmente ou em escolas públicas de trânsito, inclusive por meio de curso gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes.

  4. Biometria: será feita presencialmente no Detran, garantindo segurança no processo.

    PUBLICIDADE
  5. Exames médicos: continuam obrigatórios e devem ser feitos em clínicas credenciadas.

  6. Aulas práticas: deixam de ter carga mínima obrigatória. O aluno poderá escolher entre autoescola, instrutor credenciado ou praticar com seu próprio veículo.

  7. Exame teórico: continua obrigatório, com aplicação presencial ou online, dependendo da estrutura do Detran.

  8. Prova prática: segue sendo aplicada pelo órgão de trânsito, com exigência mínima de 90 pontos para aprovação.

  9. Permissão e CNH definitiva: após um ano de PPD sem infrações graves, a CNH definitiva é emitida automaticamente.

  10. Custos: com a flexibilização das etapas, o governo prevê redução de até 80% no valor final da habilitação.

O Ministério dos Transportes destaca que a proposta não elimina os exames teórico e prático, mas dá ao cidadão a liberdade de escolher como se preparar para eles. A expectativa é de que a medida incentive a regularização de motoristas e desafogue o sistema de autoescolas, mantendo a segurança no trânsito como prioridade.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 17 minutos

Amazonas

Buscas por adolescente desaparecido em rio de Barreirinha chegam ao segundo dia neste domingo (26)

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, desapareceu nas águas do Paraná do Ramos.

há 1 hora

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 9 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 9 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 10 horas