O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

CNJ afasta desembargador que disse em julgamento que ‘mulheres estão loucas atrás dos homens’

Magistrado será investigado por discurso “preconceituoso e misógino”.

18/07/2024 às 07:00 - Atualizado em 17/07/2024 às 22:16

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, afastou o desembargador Luís César de Paula Espíndola, do Tribunal de Justiça do Paraná, em razão de “manifestações de conteúdo potencialmente preconceituoso e misógino em relação à vítima menor de idade’ – uma menina de 12 anos.

Durante o julgamento sobre assédio de um professor à criança, o desembargador disse que “mulheres estão loucas atrás dos homens” Para Salomão, o desembargador extrapolou os limites da análise jurisdicional e teria cometido potenciais infrações funcionais.

PUBLICIDADE

“Não se pode aceitar que violações a direitos fundamentais ocorram no âmbito de um Poder que prima pela garantia desses mesmos direitos”, advertiu o ministro.

Luís César de Paula Espíndola tem dez dias para se manifestar sobre o caso. A decisão que afasta o desembargador e abre uma reclamação disciplinar sobre sua conduta atendeu um pedido da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, que também pediu a remoção de Espíndola da 12ª Câmara Cível do TJ.

Em nota, Espíndola disse que “não teve a intenção de menosprezar o comportamento feminino”. “Lamento profundamente o ocorrido e me solidarizo com todas e todos que se sentiram ofendidos com a divulgação parcial do vídeo da sessão”, ele afirmou em nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

PUBLICIDADE

O afastamento se dá na eminência do julgamento, pelo Plenário do CNJ, de um procedimento em que o desembargador foi enquadrado na lei Maria da Penha. Ele foi sentenciado em março de 2023 pelo Superior Tribunal de Justiça em razão de agressão cometida contra uma irmã e a própria mãe, de 81 anos, durante uma briga em 2013.

Espíndola foi condenado à detenção de quatro meses e 20 dias, em regime aberto, mas não ficou preso. Na ocasião, o colegiado decidiu suspender a execução da pena do desembargador por dois anos.

PUBLICIDADE

A reclamação disciplinar sobre a declaração “mulheres estão loucas atrás dos homens” consiste na sétima apuração envolvendo o magistrado. Desta vez, a investigação se refere à sua conduta durante o julgamento da 12ª Câmara Cível da Corte do Paraná.

A sessão versava sobre o assédio a uma menina de 12 anos. Um professor havia pedido seu telefone e “mandava mensagens no horário da aula, elogiando-a, e pedindo que ela não contasse a ninguém”. O assédio fez com que a criança não quisesse mais ir à aula. Ela ia para a escola, mas ficava no banheiro.

PUBLICIDADE

No julgamento, o colegiado iria decidir se mantinha as medidas protetivas concedidas e se iria manter o afastamento do professor acusado do convívio da menina. A Câmara manteve as protetivas, com o voto divergente de Espíndola.

Depois do julgamento, o desembargador apontou “discurso feminista desatualizado” e bradou: “Se vossa excelência sair na rua hoje em dia, quem está assediando, correndo atrás de homens são as mulheres. Porque não tem home. É um mercado que está bem diferente. Hoje em dias as mulheres estão loucas atrás de homens, porque são muito poucos. É só sair a noite, eu não saio muito a noite, mas conheço funcionárias. A mulherada está louca atrás do homem. Louca para levar um elogio, uma piscada, uma cantada educada, porque elas que estão cantando, assediando”.

Ao afastar Espíndola, Salomão ponderou que é dever do Judiciário “se posicionar veementemente contra atos que banalizam e promovem a violência de gênero e qualquer tipo de preconceito”.

Segundo o ministro, “não é admissível que o Estado-juiz, por meio de seus integrantes, estimule, compactue ou se apresente omisso diante de violações institucionais que revitimizam e demonstram ao jurisdicionado cenário oposto ao esperado quando se trata do exame de casos em que a vulnerabilidade é ínsita ao conflito posto”.

Estadão Conteúdo

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

BBB 25

João Pedro, Renata e Vitória estão no 19º paredão do BBB25

Após vencer a Prova do Finalista, Guilherme escapa da última eliminação antes da final.

há 24 minutos

Polícia

Duas pessoas ficam gravemente feridas durante colisão entre moto e micro-ônibus em avenida de Manaus

Vítimas estavam em uma motocicleta e foram socorridas pelo Samu.

há 32 minutos

Amazonas

SES-AM garante funcionamento de SPAs e UPAs 24h no feriado

Ao todo, 25 serviços, entre prontos-socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), permanecem com atendimento 24 horas.

há 8 horas

Polícia

Homem é preso com 32 quilos de drogas durante fiscalização em ferry boat no Amazonas

Droga foi localizada por cães farejadores em sacos pretos na parte traseira da embarcação.

há 8 horas

Polícia

Polícia Civil prende jovem com cocaína e frustra transporte de drogas no interior do Amazonas

Ações em Santo Antônio do Içá e Coari resultaram na apreensão de 40 quilos de entorpecentes e representam prejuízo de quase R$ 900 mil ao tráfico na região.

há 9 horas