Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CNM diz que alterações de Eduardo Braga na tributária são ‘retrocesso’ e incentivam guerra fiscal

Para a entidade, parte das alterações prejudica a arrecadação dos municípios.

11/12/2024 às 14:19

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou uma nota em que classifica como “retrocesso” determinadas modificações feitas na regulamentação da reforma tributária pelo relator da matéria no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). Para a entidade, parte das alterações prejudica a arrecadação dos municípios.

PUBLICIDADE

A entidade critica uma mudança em um artigo que define o que é considerado “local de operação”. Em um dos incisos, a Câmara havia definido “demais serviços e demais bens móveis imateriais, inclusive direitos, o local do domicílio principal do destinatário”.

Já no parecer de Braga, o dispositivo diz: “Demais serviços e demais bens móveis imateriais, inclusive direitos, o local do domicílio principal do: a) adquirente, nas operações onerosas; b) destinatário, nas operações não onerosas.”

Para o CNM, a redefinição do local de destino do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) “estimula a concentração tributária, provoca a violação dos fundamentos da reforma em relação ao consumo e afeta a arrecadação dos municípios”. Na publicação, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, diz que a mudança incentivará a guerra fiscal.

“Como está, o relatório incentiva a guerra fiscal, compromete a operacionalidade do novo sistema tributário e gera insegurança jurídica aos municípios”, diz o texto. “Para a CNM, a alteração no texto aprovado pelo Senado Federal é um retrocesso, contrário a tudo que foi construído e discutido na regulamentação da Reforma Tributária.”

A entidade diz ter solicitado ao relator a manutenção dos fundamentos da emenda constitucional 132/2023, que “reconhece a premissa de justiça fiscal, descentralização e alinhamento com os princípios de neutralidade e equidade, assegurando que a tributação incida onde ocorre o consumo efetivo”.

O relator no Senado apresentou o seu parecer na segunda-feira, 9, e leu o texto na terça-feira, 10, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Nesta quarta-feira, 11, ocorre a votação no colegiado. Depois, o texto ainda precisará ser submetido ao plenário.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

O Globo repercute crescimento do patrimônio declarado por Eduardo Braga nas Eleições 2026

Coluna de Ancelmo Gois destaca que senador do MDB declarou R$ 60 milhões em bens ao TSE, valor superior ao informado na última eleição.

há 15 minutos

Prisão efetuada

Suspeito de matar homem a pauladas em Manacapuru é preso após seis meses escondido em Caapiranga

Homem de 38 anos era procurado por um homicídio ocorrido em 2024 e foi localizado durante investigação sobre furtos no interior do Amazonas.

há 34 minutos

Terremoto no Japão

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão, derruba prédios e deixa dezenas de feridos

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão, derruba prédios e deixa dezenas de feridos

há 1 hora

Brasil

Brasil aciona OMC contra tarifas impostas pelos Estados Unidos

Governo brasileiro afirma que medidas adotadas pelos Estados Unidos violam regras do comércio internacional e inicia disputa na Organização Mundial do Comércio.

há 2 horas

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 9 horas