Os Correios confirmaram a realização de um novo concurso público, que oferecerá 3.468 vagas com salários iniciais que variam entre R$ 2,4 mil e R$ 6,8 mil. Os cargos serão distribuídos em dois editais distintos: um para nível médio, para o cargo de agente de Correios, e outro para nível superior, para o cargo de analista de Correios. A estatal anunciou que os editais serão publicados ao longo de setembro, com previsão de início das contratações ainda este ano.
O concurso abrangerá diversas funções, incluindo advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro, conforme informações do Ministério das Comunicações. A seleção será conduzida pelo Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC), que cuidará da elaboração do processo seletivo. A estatal também assegurou que 20% das vagas serão reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.
PUBLICIDADE
Para o cargo de agente de Correios, a prova será objetiva, abrangendo conhecimentos gerais e específicos, com caráter eliminatório e classificatório. Já para o cargo de analista de Correios, além da prova objetiva, haverá uma prova discursiva, que consistirá em uma redação de texto dissertativo, também com caráter eliminatório e classificatório.
O novo concurso marca a primeira seleção nacional realizada pela estatal desde 2011. Naquele ano, o concurso recebeu mais de 1,1 milhão de inscrições para 9.190 vagas de nível médio e superior. A decisão de realizar o concurso atual foi parte de um acordo entre os Correios e as federações representativas dos empregados, durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.
Mais detalhes sobre a aplicação das provas e outras informações específicas serão divulgados na publicação dos editais.
PUBLICIDADE
Redação AM POST