A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Com voto de Fux, STF forma maioria para flexibilizar limite de penduricalhos no Judiciário

Com voto do ministro Luiz Fux, Supremo amplia permissões para pagamento de benefícios a magistrados.

Por Jonas Souza

27/06/2026 às 18:43 - Atualizado em 27/06/2026 às 18:46

Resumo

  • O que decidiu o STF? A Corte formou maioria para flexibilizar as regras sobre o pagamento de penduricalhos no Judiciário e no Ministério Público.
  • O que muda? Tribunais poderão converter em dinheiro horas extras de plantão presencial e manter o pagamento de alguns benefícios já reconhecidos.
  • Qual é o limite? Os benefícios deverão respeitar o teto de até 35% do limite remuneratório do funcionalismo público.
  • O julgamento terminou? Ainda não. A decisão final será tomada pelo plenário do Supremo.

Notícias do Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria neste sábado (27) para flexibilizar parte das restrições ao pagamento de penduricalhos no Judiciário e no Ministério Público. O placar foi consolidado após o voto do ministro Luiz Fux, que acompanhou parcialmente o entendimento apresentado pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e pelo presidente da Corte, Edson Fachin. Entre as mudanças, o Supremo autorizou a conversão em dinheiro de horas extras de plantões presenciais e manteve o pagamento de alguns benefícios já reconhecidos, desde que respeitado o limite de 35% do teto do funcionalismo público.

PUBLICIDADE

Leia mais: Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

O que muda com a decisão

Entre as principais mudanças está a autorização para que tribunais e unidades do Ministério Público convertam em dinheiro as horas extras realizadas em plantões presenciais.

A medida deverá respeitar o limite de até 35% do teto remuneratório do funcionalismo público. Nos plantões realizados de forma virtual, o pagamento ficará restrito às horas em que o magistrado ou promotor for efetivamente acionado.

Quais benefícios continuam autorizados

Os ministros também mantiveram a possibilidade de pagamento de benefícios adquiridos antes da decisão do STF que restringiu os penduricalhos.

PUBLICIDADE

Entre eles estão:

  • Conversão de férias em dinheiro;
  • Licenças-prêmio;
  • Plantões judiciais realizados anteriormente;
  • Gratificações para atuação em comarcas consideradas de difícil provimento;
  • Valorização por Tempo de Antiguidade na Carreira (PVTAC), nos termos definidos pelo Supremo.

O que o STF proibiu

Apesar da flexibilização, os ministros mantiveram restrições para alguns benefícios.

Ficou vedado o pagamento de verbas como:

  • Auxílio-alimentação;
  • Assistência pré-escolar;
  • Auxílio-creche;
  • Benefícios similares solicitados por associações de magistrados e membros do Ministério Público.

A decisão também reconhece a possibilidade de pagamento da Valorização por Tempo de Antiguidade na Carreira (PVTAC). O benefício funciona de forma semelhante ao Adicional por Tempo de Serviço (ATS), conhecido como quinquênio, concedendo acréscimos salariais conforme o tempo de atuação na carreira.

Segundo o entendimento da maioria, o PVTAC possui natureza jurídica distinta do ATS, permitindo, em determinadas situações, o pagamento simultâneo dos dois benefícios.

Entenda o impacto da decisão

O julgamento trata da regulamentação de benefícios pagos a integrantes do Judiciário e do Ministério Público em todo o país. Na prática, a decisão influencia tribunais estaduais e federais, incluindo os órgãos do Amazonas, que deverão adequar futuras concessões às regras definidas pelo STF. O tema tem repercussão nacional por envolver gastos públicos, remuneração de agentes públicos e os limites impostos pelo teto constitucional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 1 hora

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 2 horas

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 2 horas

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 2 horas

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 2 horas