A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Comissão do Senado aprova fim da ‘saidinha’ para presos

Os parlamentares aprovaram urgência para votação do texto em plenário.

06/02/2024 às 18:15

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou nesta terça-feira (6) projeto de lei que acaba com a concessão do benefício da saída temporária a presos, mantendo apenas para que possam estudar. Os parlamentares aprovaram urgência para votação do texto em plenário, sendo assim, não passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

PUBLICIDADE

A legislação atual prevê a saída temporária, conhecida como “saidão” ou “saidinha”, para condenados no semiaberto. Eles podem deixar a prisão cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

O projeto de lei revoga esse benefício. O relator, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), acatou emenda do senador Sergio Moro (União-PR) para a manutenção do benefício aos presos que fazem cursos profissionalizantes ou cursam os ensinos médio e superior.

O tema ganhou destaque após a morte do sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi baleado e morto ao abordar dois suspeitos de furto em Belo Horizonte, no dia 5 de janeiro. O autor do disparo tinha deixado a cadeia em um “saidão” e deveria ter retornado no dia 23 de dezembro.

O texto ainda determina a obrigatoriedade de exame criminológico para a progressão de regime e para a autorização do semiaberto. O exame terá de verificar se o detento tem condições de se ajudar ao novo regime, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

O projeto amplia as regras para uso de tornozeleira eletrônica pelos presos autorizados a deixar o regime fechado. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Roraima

Roraimenses escolhem governador e vice de Roraima na eleição suplementar deste domingo

Decisão da Primeira Turma do STF validou exigência de prazo legal para desincompatibilização e alterou o cenário da disputa estadual.

há 21 minutos

Esporte

Ronaldinho Gaúcho volta ao futebol aos 46 anos e acerta com clube da Itália

Campeão mundial com o Brasil em 2002 será apresentado pelo Ravenna e pode disputar partidas na terceira divisão italiana.

há 1 hora

Polícia

Homem agredido com pauladas não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Manaus

Vítima sofreu graves ferimentos na cabeça e no tórax após agressão registrada na Avenida Cosme Ferreira.

há 2 horas

Brasil

Rebeca Andrade conquista ouro no Pan-Americano e celebra retorno com vitória

Brasileira venceu a final do salto com média de 14.266 pontos e ampliou sua coleção de títulos continentais.

há 2 horas

Polícia

Homem é preso após confessar homicídio e se esconder embaixo de cama em Tefé

Suspeito tentou escapar da abordagem policial, mas foi localizado após denúncias de moradores e conduzido à delegacia.

há 3 horas