O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Congresso derruba veto de Lula e acaba com ‘saidinha’ de presos para ver família

Foi mantido apenas o direito de condenados deixarem a prisão para fazer cursos profissionalizantes ou de ensinos médio e superior.

28/05/2024 às 19:40

O Congresso Nacional derrubou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que trata da saída temporária de presos, a “saidinha”. Quando vetou, Lula queria abrir brecha para permitir permissão de visita de presos à família. Mas com a derrubada do veto, esse benefícios fica impedido. Foi mantido apenas o direito de condenados deixarem a prisão para fazer cursos profissionalizantes ou de ensinos médio e superior.

Por 314 votos pela queda, 126 pela manutenção e duas abstenções, deputados preferiram retomar o texto original aprovado na Casa. No Senado, 51 acompanharam a posição da Câmara, 11 votaram em favor da “saidinha” e um senador se absteve.

PUBLICIDADE

A lei também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia “autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.

Antes da aprovação do projeto de lei, em março, a autorização era dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorriam até cinco vezes por ano e não podiam ultrapassar o período de sete dias.

Como mostrou o Estadão, há duas semanas o governo mobilizou uma força-tarefa para garantir a manutenção o veto presidencial. Participaram deste grupo ministros, como Ricardo Lewandowski (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) e líderes do governo no Congresso Nacional.

PUBLICIDADE

Eles procuraram deputados do Centrão e bancadas influentes, como a Frente Parlamentar Evangélica, para convencer pela manutenção, mas a tentativa foi malsucedida. “Esse é o veto mais fácil de ser votado hoje para ser derrubado. O governo Lula cometeu um grande erro ao vetar um projeto de lei que aprimora essa segurança pública”, disse o senador Sérgio Moro (União-PR).

A preservação da “saidinha” em feriados era tida para o PT como uma “questão de honra” e como uma “pauta cara” para Lula, como disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) a outros líderes da Casa.

PUBLICIDADE

Estadão Conteúdo

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Saiba quem era a enfermeira amiga de Juliette que foi assassinada pelo ex-namorado

O caso se soma à triste estatística de feminicídios no Brasil, onde, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 6 horas.

há 6 minutos

Manaus

Ação do Laudo Azul do deputado Mário César Filho emite 90 diagnósticos de autismo em Manaus e reforça apoio a famílias atípicas

A iniciativa, que se consolidou como uma das principais bandeiras do mandato do parlamentar na Aleam.

há 34 minutos

Amazonas

Projeção da SSP aponta que o Amazonas tem a menor taxa de feminicídio do Brasil

O Estado poderá fechar o ano com uma taxa de 0,22 crimes dessa natureza a cada 100 mil habitantes.

há 46 minutos

Política

Eduardo Braga entra pela 13ª vez na cobiçada lista das “100 cabeças do Congresso Nacional” feita pelo DIAP

A lista destaca parlamentares que se diferenciam pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

há 47 minutos

Polícia

Homem é preso em Manaus por envolvimento na execução de empresário na véspera do Ano Novo

Suspeito teria participado do assassinato de Abraham Braga, morto com 14 tiros após ter o carro interceptado na zona centro-oeste da capital.

há 51 minutos