A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Conselho Federal de Medicina lança plataforma para combater emissão de atestados falsos

A iniciativa visa enfrentar as fraudes e irregularidades na emissão desses documentos.

Por Hugo Guimarães

05/09/2024 às 14:28

Divulgação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou nesta quinta-feira (5) uma nova plataforma online chamada Atesta CFM, destinada a validar e chancelar atestados médicos em todo o Brasil. A iniciativa visa enfrentar as fraudes e irregularidades na emissão desses documentos, que frequentemente afetam trabalhadores, médicos e empresas.

PUBLICIDADE

De acordo com o CFM, a nova plataforma integrará diversos bancos de dados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e permitirá a emissão, validação e verificação de atestados médicos. O sistema também possibilitará que médicos recebam notificações sobre todos os documentos emitidos em seu nome e registro, enquanto trabalhadores poderão acessar seu histórico de atestados e empregadores terão uma ferramenta para verificar a veracidade dos documentos recebidos.

“A criação da ferramenta responde a uma necessidade da sociedade, que enfrenta problemas com fraudes na emissão de atestados médicos. Com o Atesta CFM, apenas documentos validados pela plataforma serão considerados válidos”, destacou o CFM. A plataforma permitirá a emissão de atestados de saúde ocupacional, afastamento e acompanhamento, e funcionará como um prontuário digital para cada trabalhador.

A resolução regulamentando a plataforma será publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (6) e entrará em vigor no dia 5 de novembro. A obrigatoriedade de uso da plataforma começará em 5 de março de 2025. Durante o período de adaptação, que durará até março do próximo ano, médicos, empresas e trabalhadores poderão se familiarizar com a ferramenta e seu funcionamento.

Além de ajudar a coibir fraudes, a plataforma permitirá uma gestão mais eficiente e segura dos documentos médicos, eliminando a necessidade de carimbos e papel timbrado. Em caso de falta de conexão com a internet, os médicos poderão usar talonários manuais e posteriormente registrar os dados na plataforma.

“A automação proporcionará uma redução de custos e promoverá uma maior agilidade na gestão de atestados médicos”, concluiu o conselho.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Quatro homens são condenados por matar testemunha de crime no Amazonas e penas somam mais de 83 anos

Crime ocorreu em 2023, em São Sebastião do Uatumã, e teve como motivação o fato de a vítima atuar como testemunha em investigações envolvendo os acusados.

há 2 horas

Caiu na rede é post!

Márcia Sensitiva aposta em reconciliação de Virginia e Vini Jr. após sinais nas redes: “Ele é um banana”

Interações nas redes sociais, presente no Dia dos Namorados e declarações em programa de TV alimentam especulações sobre possível reaproximação.

há 2 horas

Brasil

STF anula absolvição de André de Camargo Aranha e determina novo julgamento do caso Mariana Ferrer

Corte entendeu que a vítima sofreu constrangimentos e violações de direitos durante audiência realizada em 2020, comprometendo a validade do processo.

há 2 horas

Polícia

Suspeito de liderar esquema de “tele-entrega” de drogas no RS é preso em Manaus após ação conjunta das polícias

Investigado estava foragido no Amazonas e é apontado como responsável por coordenar distribuição de entorpecentes em município gaúcho.

há 3 horas

Amazonas

Adolescente grávida morre após usar lápis em tentativa de aborto no Amazonas

Jovem de 17 anos chegou a ser socorrida e encaminhada para atendimento médico, mas não resistiu.

há 3 horas