O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Consumidor poderá fazer compras com crédito via Pix, diz Campos Neto

BC também promete aplicativo para centralizar produtos bancários.

Por Hugo Guimarães

11/08/2023 às 19:27 - Atualizado em 11/08/2023 às 21:07

 Pagamentos a crédito pelo Pix em breve, revela Campos Neto Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O consumidor poderá, em breve, fazer compras na função crédito via Pix, disse nesta sexta-feira (11) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A ferramenta de transferências instantâneas dispensará o uso do cartão de crédito.

“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, afirmou Campos Neto nesta tarde em evento em Curitiba promovido pela Associação Comercial do Paraná.

PUBLICIDADE

O presidente do BC também prometeu uma ferramenta de agregador financeiro, aplicativo que pretende centralizar produtos e serviços bancários num único ambiente. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um [aplicativo], que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, declarou.

Pela manhã, em palestra a empresários paranaenses, Campos Neto havia dito que o Banco Central pretendia oferecer mais opções para o consumidor no acesso a compras com crédito. Lançado pelo BC em 2020, o Pix, sistema de transferências instantâneas, está sendo testado com outras funcionalidades, como operações agendadas e pagamentos recorrentes. O BC também estuda a possibilidade do uso do Pix para transações internacionais.

Fim do rotativo

PUBLICIDADE

No mesmo evento pela manhã, o presidente do BC disse ter levado um “puxão de orelha” por ter informado que o órgão estuda o fim do rotativo do cartão de crédito. Campos Neto ressaltou que a proposta ainda está em estudo e não foi fechada.

“A nossa ideia era fazer um plano onde passasse por ter um parcelamento, ou seja, não ter o rotativo, de tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números para o produto. Não temos os detalhes. Tomei um puxão de orelha depois que falei. Nos próximos dias, vamos ter um formato mais decisivo”, esclareceu.

PUBLICIDADE

A declaração sobre o rotativo ocorreu nesta quinta-feira (10) em audiência pública no Senado. O presidente do BC não informou quem o repreendeu. Apenas informou que está discutindo a ideia com o Ministério da Fazenda, com as instituições financeiras e associações de empresários.

No último dia 2, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os juros do cartão de crédito rotativo vão cair, mas que as taxas devem permanecer altas até que o governo chegue a um consenso com os bancos e a um “sistema mais saudável”. Segundo o ministro, a redução será gradual.

PUBLICIDADE

Veja mais: Pastora faz barraco após flagrar marido com amante em motel de Manaus. Clique aqui.

Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

Agência Brasil

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Vídeo: Homem pede namorada em casamento de forma inusitada ao vivo na TV e viraliza na web

A matéria tinha como foco o aumento da procura por pescados durante a Semana Santa.

há 15 minutos

Brasil

Na UTI, Bolsonaro agradece orações da família e apoiadores: ‘Dias têm exigido de mim silêncio, mas sigo firme’

Segundo boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira, Bolsonaro segue em “boa evolução clínica”.

há 31 minutos

Brasil

Militares não podem mais acumular ATS e ACDM, decide Justiça Federal

Com isso, a União espera economizar cerca de R$ 3 bilhões ao ano.

há 54 minutos

Brasil

Novo boletim médico atualiza estado de saúde de Bolsonaro após cirurgia; confira

O ex-presidente permanece internado na UTI, em acompanhamento pós-operatório.

há 1 hora