A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Coronel Claudia Cacho deve se tornar primeira mulher general do Exército Brasileiro

Nome aguarda confirmação do presidente Lula.

28/02/2026 às 07:00 - Atualizado em 11/04/2026 às 09:21

Resumo 


A coronel-médica Claudia Lima Gusmão Cacho foi indicada ao posto de general-de-brigada e deve se tornar a primeira mulher a alcançar o generalato no Exército Brasileiro. Nome ainda será confirmado pelo presidente Lula.

Notícias do Brasil – A coronel-médica pernambucana Claudia Lima Gusmão Cacho foi indicada ao posto de general-de-brigada e poderá se tornar, a partir de 31 de março, a primeira mulher a alcançar o generalato no Exército Brasileiro. A promoção ainda depende de confirmação formal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A indicação é tratada pela instituição como um marco histórico. O Exército era a última das três Forças Armadas a promover uma mulher ao generalato.


Avanços já registrados na Marinha e Aeronáutica

Nas demais forças, mulheres já atingiram postos de alta patente. Na Marinha do Brasil, a médica Dalva Maria Carvalho foi promovida a contra-almirante (duas estrelas) em 2012. Já na Força Aérea Brasileira, Carla Lyrio Martins chegou ao posto de brigadeiro em 2020 e, posteriormente, a major-brigadeiro em 2023, tornando-se a única mulher a alcançar três estrelas.

O posto máximo nas três forças é simbolizado por quatro estrelas. Até hoje, nenhuma mulher atingiu esse nível hierárquico.


Trajetória na área de saúde militar

De acordo com o Exército, Claudia Cacho ingressou na instituição em 1996 como oficial temporária, no 42º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Goiânia (GO). Dois anos depois, foi aprovada em concurso de carreira e passou a integrar a Escola de Saúde do Exército.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao longo de quase três décadas de atuação, construiu carreira na área de saúde operacional e hospitalar. Entre as funções exercidas, dirigiu o Hospital de Guarnição de Natal (RN) e o Hospital Militar de Área de Campo Grande (MS).

A promoção ao posto de general-de-brigada representa o reconhecimento de sua trajetória profissional e também um avanço institucional na ampliação da presença feminina em cargos de comando.


Presença feminina cresce nas Forças Armadas

O avanço no topo da hierarquia ocorre em paralelo à ampliação da participação feminina na base da estrutura militar. Em 2026, mais de mil mulheres devem ingressar como soldados no Exército já na próxima semana, após mais de 33 mil se alistarem em todo o país.

O movimento reforça a abertura gradual das Forças Armadas à participação feminina, tanto em áreas técnicas quanto em funções estratégicas.

Caso confirmada, a promoção de Claudia Cacho marcará um novo capítulo na história do Exército Brasileiro, consolidando um processo de transformação institucional que avança — ainda que lentamente — na direção da equidade de gênero na carreira militar.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Polícia Federal investiga Virgínia Fonseca por suspeita de lavagem de dinheiro

Influenciadora também é alvo de outra apuração relacionada à divulgação de jogos e apostas.

há 11 minutos

Política

Coronel Menezes diz que Maria do Carmo já sabe que será vice em 2026: “Valdemar está dando risada”

Declaração do ex-superintendente da Suframa movimentou os bastidores políticos e levantou dúvidas sobre os planos do PL no Amazonas.

há 22 minutos

Amazonas

Idosa de 108 anos é resgatada após ficar presa dentro de veículo no Amazonas

Centenária ficou presa acidentalmente após acionar a trava de segurança do veículo; resgate ocorreu sem ferimentos.

há 35 minutos

Amazonas

UEA e SES-AM capacitam profissionais para ampliar oferta do Implanon nos municípios do Amazonas

Mais de 100 médicos e enfermeiros participam de formação voltada à inserção do contraceptivo de longa duração na rede pública de saúde.

há 1 hora

Brasil

Nova delação de Vorcaro cita contrato milionário com escritório da esposa de Alexandre de Moraes

Primeira proposta de colaboração do dono do Banco Master teria incluído documento prevendo pagamento de R$ 50 milhões ao escritório.

há 2 horas