A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

CPMI do INSS cobra dados de sindicato ligado ao irmão de Lula

Apesar da medida, a decisão não significa que o sindicalista será convocado a depor na comissão.

Por Jonas Souza

04/09/2025 às 18:48

Notícias do Amazonas  – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (4/9), um requerimento para obter informações sigilosas sobre pessoas que atuaram em nome do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi) entre 2015 e 2023.

PUBLICIDADE

Leia mais: Câmara Municipal garante transparência para consumidores durante o Sou Manaus

O Sindnapi tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar da medida, a decisão não significa que o sindicalista será convocado a depor na comissão.

Convocações e novos pedidos

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que solicitou à Polícia Legislativa a intimação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, cuja convocação já havia sido aprovada pelo colegiado.

Além disso, foram apresentados requerimentos para que a PF informe sobre as viagens internacionais do lobista nos últimos cinco anos, suas entradas e saídas do Brasil e os veículos apreendidos durante a Operação Sem Desconto.

Os parlamentares também pedem a derrubada do sigilo de 100 anos imposto ao registro de trânsito de Antônio Carlos nas dependências do Congresso Nacional.

Apontado como peça central do esquema, o “Careca do INSS” tinha procurações de associações para representá-las junto ao instituto. Quebras de sigilo bancário revelaram pagamentos dele e de suas empresas a parentes de ex-dirigentes do INSS. Em troca, ele recebia 27,5% de cada desconto aplicado sobre aposentadorias que intermediava.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Família chora sobre corpo de homem morto a tiros na Zona Oeste de Manaus

Fagner Gomes de Oliveira, de 35 anos, morreu no local após ser atingido por diversos disparos de arma de fogo.

há 44 segundos

Manaus

Descaso deixa dezenas de bairros sem água em Manaus em pleno domingo

Falha no abastecimento atinge diversas regiões da capital e gera reclamações de moradores sobre recorrência do problema..

há 33 minutos

Polícia

Suspeita de golpe contra idosos é capturada por moradores em Itacoatiara

Caso terminou com intervenção de populares no interior do Amazonas; marido da mulher foi espancado durante a ocorrência.

há 45 minutos

Brasil

Filha de vice-presidente do Tribunal de Contas é encontrada morta

Caso ocorreu em Minas Gerais e é investigado pela polícia; circunstâncias da morte ainda não foram detalhadas.

há 2 horas

Mundo

Irã lança mísseis contra Israel e ameaça reacender conflito no Oriente Médio

Ataque ocorreu após ofensiva israelense em Beirute e elevou o nível de alerta na região; Teerã também voltou a ameaçar bases dos Estados Unidos.

há 4 horas