Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

CPMI do INSS quer ouvir Flávio Dino após decisão que suspendeu sigilo de Lulinha

O senador Carlos Viana informou que pretende protocolar um requerimento solicitando o comparecimento do ministro Flávio Dino à CPMI.

Por Jonas Souza

06/03/2026 às 14:10 - Atualizado em 21/03/2026 às 09:23

Resumo 

O senador Carlos Viana anunciou que apresentará um requerimento na CPMI do INSS para que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, compareça ao colegiado. O pedido ocorre após a decisão do magistrado que suspendeu a quebra de sigilo bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Notícias do Brasil  – O senador Carlos Viana informou que pretende protocolar um requerimento solicitando o comparecimento do ministro Flávio Dino à CPMI do INSS. De acordo com o parlamentar, o objetivo do pedido é promover um diálogo institucional entre os Poderes, após a decisão do magistrado que suspendeu medidas aprovadas pela comissão no âmbito da investigação sobre fraudes no sistema previdenciário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo Viana, a presença do ministro ajudaria a esclarecer os fundamentos jurídicos que levaram à decisão e seus impactos sobre o andamento das apurações conduzidas pelo Congresso.

Suspensão de quebra de sigilo gerou reação

A iniciativa do senador ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal suspender a quebra de sigilo bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva.

A medida havia sido aprovada pela comissão no final de fevereiro e previa acesso a dados financeiros do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes ao período entre janeiro de 2022 e janeiro de 2026.

A decisão de Dino gerou reação entre integrantes da CPMI, que consideram importante discutir os efeitos da determinação judicial sobre os trabalhos do colegiado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Argumentos apresentados pelo ministro

Ao suspender as medidas aprovadas pela comissão, Dino argumentou que a votação dos requerimentos ocorreu de forma conjunta, em um único bloco, o que poderia gerar questionamentos jurídicos.

Na avaliação do ministro, a forma como a deliberação foi conduzida poderia provocar insegurança jurídica e abrir espaço para contestação das provas obtidas no curso da investigação.

Diante disso, o magistrado indicou que a comissão poderia refazer a votação de maneira individualizada, caso decida manter os pedidos de quebra de sigilo.

Investigação envolve suspeitas de fraude no INSS

A CPMI do INSS foi criada para investigar um suposto esquema de fraudes que teria causado prejuízos a beneficiários do sistema previdenciário.

Relatórios da Polícia Federal apontam a possível atuação de lobistas e intermediários no esquema investigado, que teria movimentado recursos de forma irregular.

Dentro desse contexto, a comissão aprovou uma série de requerimentos para aprofundar as apurações, incluindo pedidos de quebra de sigilo fiscal e bancário de pessoas que teriam ligação com o caso.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Lista revelada: veja quem são os advogados e empresas na mira da operação bilionária do ICMS

Investigação aponta prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões aos cofres públicos. Entre os alvos estão escritórios de advocacia, consultorias e empresários ligados a três grupos econômicos.

há 20 minutos

Polícia

Idoso de 73 anos morre após ser atropelado por motocicleta em Manaus

José de Oliveira Dias ficou gravemente ferido depois de ser atingido por uma motocicleta na zona Norte da capital. A vítima chegou a receber atendimento médico, mas morreu em decorrência dos ferimentos.

há 21 minutos

Manaus

Homem morre após uma semana internado depois de ser espancado com pauladas em Manaus

Vítima sofreu traumatismo craniano após ser agredida na Zona Leste da capital. Polícia Civil investiga autoria e motivação do crime.

há 27 minutos

Brasil

Luana Piovani diz que fuma maconha na frente dos filhos: “Fumo todo dia”

Atriz afirmou que nunca desenvolveu dependência e defendeu a naturalidade com que trata o assunto em Portugal, país onde vive atualmente.

há 50 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade anuncia casa de acolhimento para pessoas em situação de rua no Centro de Manaus

Espaço será entregue até o fim de agosto e terá capacidade para atender mais de 50 pessoas por dia com banho, alimentação, descanso e assistência social.

há 1 hora