A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Deputados contestam recomendação de suspensão de mandatos na Câmara

Zé Trovão e Marcel van Hattem criticam parecer da Corregedoria e alegam perseguição política.

Por Hugo Guimarães

20/09/2025 às 12:39

Deputados contestam recomendação de suspensão de mandatos na Câmara

Foto: Reprodução

Notícias do Brasil – A recomendação da Corregedoria da Câmara dos Deputados para suspender por 30 dias os mandatos de Zé Trovão (PL-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS) provocou reação imediata dos parlamentares.

PUBLICIDADE

Em suas redes sociais, Zé Trovão minimizou a medida e afirmou que a punição é consequência de sua participação em uma barreira humana em defesa da anistia. “Trinta dias não são nada. Faria mil vezes se fosse preciso”, declarou.

Já Marcel van Hattem classificou a decisão como descabida. Para ele, a suspensão representa perseguição contra parlamentares de direita. “Defender a anistia humanitária e o fim do foro privilegiado não pode ser motivo de punição. A obstrução é um recurso legítimo amparado pela imunidade parlamentar”, disse.

Embora a Corregedoria tenha sugerido as suspensões, a palavra final cabe ao Conselho de Ética, que ainda avaliará o caso. O relatório também recomenda 90 dias de afastamento para Marcos Pollon (PL-MS), acusado de declarações ofensivas à presidência da Casa, além de advertências escritas a Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Caroline de Toni (PL-SC).

Leia mais: Deputados se arrependem de apoiar PEC da Blindagem e fazem retratações públicas

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Esporte

Eliminação da Alemanha mantém Brasil como único pentacampeão mundial por mais um ciclo

Derrota dos alemães para o Paraguai nos pênaltis impede que a seleção europeia.

há 2 horas

Caiu na rede é post!

Comentário de Vini Jr. em foto de Virginia Fonseca anima fãs após vitória do Brasil na Copa

Atacante da Seleção Brasileira elogiou a influenciadora nas redes sociais após a vitória sobre o Japão.

há 2 horas

Brasil

PF pede mais tempo a Mendonça para analisar provas contra Lulinha em caso de INSS

Polícia Federal informou ao ministro André Mendonça que apenas parte do material apreendido foi periciada.

há 2 horas

Brasil

Ministro da Defesa viaja à Venezuela para reforçar apoio brasileiro após terremotos

José Múcio Monteiro cumpre agenda em Caracas nesta terça-feira (30) para tratar da cooperação humanitária entre Brasil e Venezuela.

há 2 horas

Mundo

María Corina Machado diz que governo fechou espaço aéreo para impedir seu retorno à Venezuela

Líder da oposição afirma que pretendia voltar ao país para apoiar vítimas dos terremotos, mas acusa governo de bloquear sua entrada.

há 3 horas