Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Desmatamento na Amazônia e no Cerrado tem nova queda, aponta Inpe

Dados do Inpe mostram redução acima de 11% nos dois biomas e confirmam tendência de queda pelo terceiro ano consecutivo na Amazônia.

Por Beatriz Silveira

30/10/2025 às 19:23

Notícias do Brasil – O desmatamento na Amazônia e no Cerrado registrou nova queda entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo o Projeto Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), apontam redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado em relação ao período anterior.

PUBLICIDADE

Na Amazônia, foram 5.796 km² desmatados, a terceira menor taxa desde 1988 e o terceiro ano consecutivo de queda. Pará, Mato Grosso e Amazonas concentraram 80% da devastação, enquanto o Tocantins teve a maior redução proporcional, de 62%. Também houve recuos expressivos no Amapá (42%), Roraima (37%), Rondônia (33%), Acre (27%), Maranhão (26%) e Amazonas (16,9%).

O coordenador do Programa BiomasBR, Cláudio Almeida, destacou que, apesar da redução, cresce a degradação progressiva provocada por incêndios florestais, especialmente em Mato Grosso, onde o desmatamento aumentou 25%.

No Cerrado, o desmatamento atingiu 7.235 km², consolidando o segundo ano seguido de queda após cinco anos de alta. A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) respondeu por 78% da área devastada. O Maranhão liderou (28%), seguido por Tocantins (21%), Piauí (19%) e Bahia (11%).

A ministra Marina Silva afirmou que os resultados refletem o compromisso do governo com o desmatamento zero até 2030 e o enfrentamento às mudanças climáticas. Já a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, ressaltou o papel do Inpe na precisão dos dados que subsidiam políticas ambientais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Grávida é enforcada e ameaçada de morte pelo ex em Manaus

Suspeito de 26 anos foi localizado pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher após agredir a ex-companheira, que espera o segundo filho do casal.

há 6 minutos

Amazonas

Pesquisa revela cidade milenar perdida entre o Amazonas e Acre que pode ter abrigado três milhões de pesssoas

Estudo publicado na revista Nature confirma que geoglifos no Acre e Amazonas pertencem à ‘Civilização Aquiry’, sociedade complexa que moldou a floresta há quase 2 mil anos.

há 20 minutos

Polícia

Polícia divulga rosto de assaltante que aterrorizou ônibus da linha 515 em Manaus

PC/AM divulgou imagens do suspeito e pede ajuda da população para identificá-lo.

há 34 minutos

Eleições 2026

Fim de semana será marcado por convenções partidárias que vão definir candidaturas no Amazonas

Eventos realizados entre sexta-feira (31) e sábado (1º) oficializam nomes para a disputa ao Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

há 40 minutos

Amazonas

“Achei que lugares de poder não eram para pessoas como eu” diz primeira promotora trans do Brasil que tomará posse no Amazonas

Natural de Mato Grosso do Sul, professora e advogada toma posse no Ministério Público do Amazonas e se torna a primeira mulher trans a assumir o cargo de promotora de Justiça no país.

há 1 hora