Gabriela Sayago, influenciadora digital com cerca de 70 mil seguidores no Instagram, é popular nas redes sociais por compartilhar conteúdos de psicologia e dicas de desenvolvimento pessoal. Em sua “bio”, Gabriela afirma “ajudar pessoas a se ajudarem”, oferecendo técnicas de autoconhecimento e reforço positivo. No entanto, a validade de sua formação acadêmica foi recentemente questionada, o que trouxe à tona sérias controvérsias sobre sua atuação na área.
De acordo com o Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região, em São Paulo (CRP-SP), Gabriela teve seu registro profissional anulado após a detecção de irregularidades no diploma apresentado. A faculdade onde Gabriela teria cursado psicologia, o Centro Universitário Funorte, também se manifestou publicamente para esclarecer que ela nunca foi aluna da instituição e que o diploma em questão é, de fato, falso.
PUBLICIDADE
A polêmica começou quando o CRP-SP, responsável por regulamentar a prática de psicólogos no estado, identificou inconsistências nos documentos de Gabriela. O diploma falso teria sido emitido pela Funorte, localizada em Montes Claros, Minas Gerais, com data de conclusão em 10 de fevereiro de 2023. A instituição declarou que não possui qualquer relação com a fraude e já enviou todas as informações necessárias para o conselho comprovar a ilegalidade. “O Centro Universitário Funorte já passou todas as informações sobre a questão ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, comprovando que o diploma é falso e que a pessoa nunca foi aluna da instituição”, diz a nota oficial da faculdade.
Apesar do registro anulado, Gabriela continua a atuar como se fosse psicóloga habilitada, mantendo seu perfil ativo e oferecendo atendimentos particulares, palestras e treinamentos on-line. Em seus conteúdos, a influenciadora frequentemente aborda temas ligados ao autoconhecimento, reforço de qualidades pessoais e superação de desafios emocionais. Nos vídeos, ela sugere técnicas que, segundo ela, auxiliam as pessoas a melhorarem sua autoestima e alcançarem maior equilíbrio emocional.