Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Dino autoriza governo Lula a emitir créditos fora dos limites fiscais para combater queimadas

A decisão do ministro vai ‘desamarrar as mãos do Executivo’ retirando obstáculos para as ações do Governo Federal.

Por Hugo Guimarães

16/09/2024 às 10:12

Até o fim do ano, o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas.

PUBLICIDADE

Com a autorização de Dino, o governo poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória (MP) apenas com o valor do crédito a ser destinado. Embora, por definição, os créditos extraordinários estejam fora da meta de déficit primário e do limite de gastos do atual arcabouço fiscal, a decisão de Dino evita que os gastos voltem a ficar dentro das limitações, caso o Congresso não aprove a MP ou o texto perca a validade.

Na prática, a decisão cria um modelo de gastos semelhante ao adotado na pandemia de covid-19. Em 2020, o Congresso autorizou um orçamento especial para as ações contra o coronavírus, apelidado de Orçamento de Guerra.

Dino também flexibilizou a regra para a manutenção e a contratação de brigadistas temporários. Até o fim do ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) não precisarão esperar três meses para recontratar os brigadistas com contrato expirado. A recontratação desses profissionais, que receberam treinamento e conhecem os territórios, poderá ser feita instantaneamente até o fim do ano.

Por causa da legislação, o contrato dos brigadistas temporários dura até dois anos. Para evitar vínculo empregatício permanente, esses quadros precisam cumprir um intervalo mínimo entre dois contratos. Anteriormente de dois anos, o prazo foi reduzido para seis meses. Em julho, uma medida provisória editada pelo presidente Lula havia diminuído o intervalo mínimo para três meses.

Polícia Federal

PUBLICIDADE

Na decisão, de 40 páginas, Flávio Dino também determinou o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para mobilizar recursos e permitir que o órgão trate como prioridade os inquéritos sobre queimadas e incêndios O ministro também determinou que quaisquer obstáculos às medidas sejam avisados a ele.

Em nota, o STF informou que a decisão possibilita a ampliação de ações do governo federal, “desamarrando as mãos do Executivo, retirando obstáculos para que as ações prossigam com mais intensidade”.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Pai e meio-irmão são denunciados por matar homem e sumir com corpo no Amazonas

Segundo o Ministério Público do Amazonas, vítima era filho de um dos denunciados e meio-irmão do outro.

há 7 horas

Amazonas

Aleam convoca primeiros aprovados do concurso público de 2025; lista tem 29 candidatos

Chamamento publicado no Diário Oficial marca o início das nomeações do concurso realizado após 14 anos sem seleção pública na Assembleia Legislativa do Amazonas.

há 8 horas

Manaus

Motociclista fica ferido após bater na traseira de carro na avenida Noel Nutels em Manaus

Motorista do automóvel deixou o local sem prestar socorro, segundo testemunhas.

há 8 horas

Polícia

Homem é preso suspeito de pagar para praticar zoofilia contra animais em Manaus

Suspeito foi preso em flagrante no bairro Redenção.

há 9 horas

Brasil

Mega-Sena: confira as dezenas sorteadas no concurso que paga R$ 85 milhões

Caixa Econômica Federal realizou o sorteio na noite desta quinta-feira (30).

há 9 horas