Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Direito de resposta a Felipe Gomes

Por AM POST

13/10/2025 às 12:04 - Atualizado em 31/10/2025 às 15:36

Em 27/01/25, A Justiça Mineira proferiu sentença (ID 506995281), na qual reconheceu que o Portal AM Post publicou matéria inverídica e que não correspondia à realidade dos fatos, na qual o juízo se manifesta da seguinte forma:

Destaco, que a inveracidade veiculada tem o condão de lesar a esfera extrapatrimonial do autor, já que foi ele associado a condutas de relevância penal, ferindo sua honra e imagem perante a sociedade. Inclusive, conforme vídeos colacionados à inicial, vê-se que referidas reportagens subsidiaram, in concreto, ataques à sua pessoa, interferindo inclusive no seu trabalho.

PUBLICIDADE

Assim, dada à gravidade dos danos, considerando ainda a falta de zelo da ré em se certificar da veracidade da informação de fácil acesso, arbitro em R$13.000,00 o valor a ser pago a título de compensação por danos morais.

A Justiça Mineira JULGOU PROCEDENTES os pedidos da inicial de Felipe Gomes, “a fim de condenar a ré”:

• 1 – Pagamento da quantia de R$ 13.000,00 a título de compensação por danos morais;

• 2 – A, imediatamente, retirar de circulação a matéria objeto dos autos; e

PUBLICIDADE

• 3 – Conceder ao autor espaço/meios para publicação de retratação, à qual deverá ser dado o mesmo destaque e publicidade que aqueles conferidos à matéria jornalística objeto dos autos.

A matéria publicada pela ré teve como base informações do Jornal Estado de Minas, o qual também foi alvo de sentença da Justiça Mineira, que em 11/12/24 publicou acórdão (ID 495057654):

A divulgação de notícia falsa, sem embasamento em documentos que vinculassem o autor à CPI mencionada, caracteriza abuso de direito, afrontando os direitos de imagem e honra, protegidos pelo art. 5º, X da Constituição Federal.“, diz decisão.

E acrescentou: “Constatada a falsidade da informação divulgada, é necessário garantir o direito de resposta de igual destaque, conforme art. 5º, § 2º da Lei 13.188/2015.“, acrescentou.

A integra da sentença publicada no âmbito do Processo 5206797-71.2024.8.13.0024 pode ser acessada em: SENTENÇA

Felipe Gomes

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Convenção do PT reúne pouco público em Manaus e esvaziamento chama atenção

Evento da Federação Brasil da Esperança oficializou candidaturas, mas baixa adesão de militantes chamou atenção e repercutiu nas redes sociais.

há 4 minutos

Manaus

Entre gritos e lágrimas: moradores veem incêndio destruir conjunto de casas na zona Norte de Manaus; veja vídeo

Chamas se espalharam rapidamente entre as residências na manhã deste sábado (1º); causas do incêndio ainda são desconhecidas.

há 1 hora

Ajoelhou no milho

Marcelo Ramos fecha com Omar e Braga após ter candidatura barrada e “ajoelha no milho” pela segunda vez

Ex-deputado participou da convenção da federação PT ao lado de Eduardo Braga, que articulou a retirada de sua pré-candidatura ao Senado.

há 2 horas

Amazonas

Mais de 650 produtos impróprios para consumo são apreendidos em supermercados de Manaus

Fiscalização do Procon Manaus encontrou alimentos vencidos, deteriorados, descongelados e armazenados de forma irregular; quatro estabelecimentos foram autuados.

há 3 horas

Supremo em alerta

STF mapeia risco de impeachment e teme que eleições 2026 provoque virada da direita no Senado

Levantamentos internos da Corte avaliam cenários para a composição do Senado a partir de 2027 e o impacto sobre pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

há 3 horas