A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Diretor-geral da PF diz que explosão da Praça dos Três Poderes não é ‘fato isolado’

O caso foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

14/11/2024 às 15:01

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse nesta quinta-feira, 14, que as explosões ocorridas na noite de quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes não se trata de um “fato isolado, mas conectado com diversas ações que a Polícia Federal tem investigado”.

PUBLICIDADE

Passos iniciou sua primeira entrevista coletiva à imprensa desde as explosões falando sobre a “gravidade da situação que enfrentamos ontem”.

“Grupos extremistas estão ativos e é preciso que atuemos de maneira enérgica, não só PF, mas todo o sistema de justiça criminal. Episódio de ontem não é fato isolado, mas conectado com diversas ações que a PF tem investigado”, disse o diretor-geral da Polícia Federal.

Segundo ele, a Polícia Federal investiga o fato a partir de duas perspectivas: primeiro, a tentativa de atentado contra o Estado Democrático de Direito e, segundo, uma ação terrorista. Por isso, disse Passos, o caso foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

O diretor-geral da PF relatou que a motivação do crime não está clara até o momento e que o inquérito corre sob sigilo. Segundo ele, mensagens do autor das explosões de ontem indicam que há conexões com outros casos.

Passos disse que o autor tinha alugado uma casa em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal distante cerca de 30 quilômetros da área central de Brasília. No local, foi encontrada uma referência a uma pichação feita no 8 de janeiro de 2023 por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

“Vamos tentar identificar origem do material explosivo (apreendido), foram artefatos artesanais. Os artefatos, embora artesanais, tinham grau de lesividade muito grande”, disse.

O diretor-geral da PF disse que o autor das explosões portava um extintor de incêndio que simula um lança-chamas e tinha, no porta-malas de seu carro, fogos de artifício apoiados em tijolos.

Ao lado do carro, havia um trailer, o que, para Passos, “aponta para de fato planejamento de médio ou longo prazo”. O diretor-geral afirmou, ainda, que foi localizada uma caixa, que a PF está verificando se pertence a esse mesmo episódio.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

PM prende dupla suspeita de roubar celulares na AM-352 e recupera aparelhos das vítimas

Ação do 9º Batalhão da Polícia Militar ocorreu após denúncias de assaltos na rodovia que liga Manacapuru a Novo Airão.

há 4 minutos

Brasil

O que é misantropia? Termo dispara nas buscas após invasão hacker em sistema da Defesa Civil

Palavra enviada em notificações indevidas após invasão hacker gerou dúvidas e se tornou um dos termos mais pesquisados do país.

há 34 minutos

Política

Japão encara Tunísia para encaminhar classificação na Copa do Mundo 2026 e manter longa sequência invicta

Seleção asiática chega embalada por oito jogos sem derrota e pode ficar muito próxima das oitavas de final do Mundial.

há 8 horas

Esporte

Após Alemanha vencer Costa do Marfim de virada, seleção garante classificação antecipada na Copa do Mundo 2026

Seleção alemã reage no segundo tempo, vence por 2 a 1 e assegura vaga na fase eliminatória do Mundial.

há 9 horas

Brasil

Governo amplia cerco contra bets ilegais e mira influenciadores e bancos que operam com apostas irregulares

Medidas preveem cobrança de tributos, bloqueio de recursos e responsabilização de instituições financeiras ligadas a plataformas sem autorização.

há 9 horas