A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e defende sanções dos EUA contra autoridades brasileiras

Deputado afirma que “liberdade vale mais do que a economia” e se compromete a ir “às últimas consequências”.

Por Hugo Guimarães

14/08/2025 às 12:22

Foto: Agência Câmara

Notícias do Brasil – O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira (13/8) que está disposto a “ir às últimas consequências” para retirar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes do poder. As declarações foram feitas em Washington D.C., onde o parlamentar articula novas sanções contra autoridades brasileiras junto ao governo dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

“Estou disposto a ir às últimas consequências para retirar esse psicopata do poder. Se depender de mim, a gente vai continuar aqui, dobrando a aposta até que a pressão seja insustentável e as pessoas que sustentam Moraes larguem a mão dele para que ele vá sozinho para o abismo”, disse Eduardo.

O parlamentar se licenciou do cargo na Câmara e mudou-se para os Estados Unidos em fevereiro, alegando que iria se dedicar integralmente à busca por sanções contra supostos violadores de direitos humanos no Brasil. Durante a estadia, Eduardo se reuniu com representantes do Departamento de Estado, do Departamento do Tesouro e assessores da Casa Branca.

As articulações têm como principal alvo Moraes, que em julho foi sancionado pelo governo americano com base na Lei Magnitsky, recebendo bloqueio de bens e contas nos EUA, além da proibição de entrada no país. Eduardo também mencionou que, no futuro, autoridades como o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, podem ser incluídos em novas sanções, caso não haja ações no Brasil para punir violações de direitos humanos.

Leia mais: Bolsonaro diz que não promoveu ação golpista ou atos de 8 de janeiro

PUBLICIDADE

O deputado ressaltou que, apesar das consequências econômicas das sanções impostas pelos EUA ao Brasil — que elevaram para 50% a alíquota de importação de alguns produtos brasileiros —, a liberdade é prioridade. “Vale a pena lutar. A nossa liberdade vale mais do que a economia”, declarou.

Eduardo é alvo de inquérito no STF por suposta obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que o deputado vinha promovendo ações junto ao governo norte-americano para sancionar ministros do STF e outras autoridades brasileiras.

As tensões entre Brasil e EUA aumentaram nas últimas semanas, com sanções que atingiram servidores ligados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, envolvidos no programa Mais Médicos. Eduardo classificou as medidas como um recado às autoridades brasileiras que cometeram “violações de direitos humanos”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro depõe à polícia sobre arma apreendida com militar do GSI

Ex-presidente afirmou que pistola apresentava defeito mecânico e havia sido enviada para manutenção por um integrante de sua equipe de segurança

há 32 minutos

Peru

Keiko Fujimori vence eleição no Peru e amplia avanço da direita na América do Sul

Conservadora conquistou a presidência em sua quarta tentativa e derrotou o candidato de esquerda Roberto Sánchez por margem apertada

há 40 minutos

Brasil

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite antes do pagamento

Nova funcionalidade do Banco Central promete mais agilidade e menos transações recusadas.

há 41 minutos

Parintins

Milton Cunha prestigia ensaio do Caprichoso e exalta grandiosidade do Festival de Parintins

Carnavalesco destacou a força cultural dos bois-bumbás e afirmou que Parintins se tornou uma das maiores expressões do folclore brasileiro

há 46 minutos

Brasil

Furto de R$ 5 milhões em mansão de luxo de família Vorcaro é investigado pela polícia

Criminosos levaram joias, relógios de luxo, arma e outros bens avaliados em cerca de R$ 5 milhões em condomínio de alto padrão em Minas Gerais

há 59 minutos