O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que aceita embaixada em Washington se for indicado

Filho do presidente afirmou que aceitaria cargo e renunciaria ao mandato, exigência para que seja confirmado em função permanente no exterior.

Por Natan AMPOST

11/07/2019 às 21:55

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse nesta quinta-feira, 11, que, se for confirmada sua indicação para o cargo de embaixador em Washington, aceitará a função e renunciará ao mandato parlamentar, exigência para que seja confirmado em uma missão permanente no exterior.

“Se for a missão dada pelo presidente eu aceitaria”, disse Eduardo em uma entrevista marcada de última hora na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, da qual é presidente.

PUBLICIDADE

Com a insistência dos jornalistas sobre se renunciaria ao mandato parlamentar, o deputado confirmou: “Sim, se o presidente me confiar essa missão, eu estaria disposto a renunciar ao mandato”.

Eduardo ressaltou, durante a entrevista, que a nomeação ainda dependeria de uma conversa com seu pai e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e inicialmente, tratou do assunto como se tivesse sido pego de surpresa.

Na transmissão nas redes sociais que fez na noite desta quinta, o próprio presidente tratou da possível nomeação do filho com Araújo, que disse que Eduardo era um “excelente nome”.

PUBLICIDADE

Eduardo demonstrou que o assunto era recorrente, por sua vez, ao revelar, na entrevista, que já havia consultado sua assessoria jurídica se sua nomeação poderia ser enquadrada na súmula do Supremo Tribunal Federal sobre nepotismo e também sobre a necessidade de renunciar ao mandato.

Deputado federal em segundo mandato, Eduardo é advogado e escrivão da Polícia Federal. Nos últimos anos, em preparação para a campanha do pai à Presidência, se aproximou do escritor Olavo de Carvalho, que mora nos Estados Unidos, e através dele, de Steve Bannon, ex-assessor do governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

PUBLICIDADE

Em mais de uma viagem aos EUA, Eduardo passou a se vangloriar de uma suposta proximidade com os filhos do presidente americano e antes de Bolsonaro assumir viajou ao país para fazer contatos informais em nome do pai. O presidente apontou o que chamou de “amizade” de Eduardo com os filhos de Trump como um dos predicados do filho para o posto.

Questionado sobre se sentia habilitado a desempenhar a função, o deputado afirmou que sim e defendeu a viabilidade de uma nomeação política, em vez de um diplomata de carreira, o que tem sido a praxe na política externa brasileira.

PUBLICIDADE

Fonte: Reuters

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Mundo

Influenciador é morto a tiros durante live após denunciar corrupção na Venezuela

Conhecido nas redes sociais por publicar conteúdos críticos e polêmicos, Gabriel acumulava cerca de 76 mil seguidores no TikTok.

há 11 minutos

Polícia

“Prometeram emprego, mas era prostituição”: pai relata drama de jovem amazonense levada para São Paulo

A jovem amazonense de 18 anos, vítima de aliciamento por parte da própria tia, que é irmã da mãe da vítima.

há 32 minutos

Manaus

Vídeo: Deputado propõe fechamento de “adegas” em Manaus

Parlamentar afirma que os eventos promovem criminalidade e tráfico de drogas.

há 38 minutos

Mundo

Veja como ficou corpo de brasileira que caiu em trilha na Indonésia

O momento do resgate foi divulgado pela BBC News Indonesia.

há 53 minutos