Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos EUA, são notificados em processos de cassação na Câmara

Presidente da Câmara cobra defesa por escrito e prepara avaliação da Mesa Diretora.

11/12/2025 às 06:00

Notícias do Brasil – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), notificou nesta quarta-feira, 10, os deputados federais Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por meio de edital, para que se manifestem nos processos que podem levar à cassação de seus mandatos. Ambos estão nos Estados Unidos (EUA). A informação já havia sido antecipada pela Coluna do Estadão.

PUBLICIDADE

Como Motta já havia declarado e como consta da notificação, Eduardo Bolsonaro pode perder o mandato em razão da quantidade de faltas acumuladas. Desde março deste ano, o parlamentar mudou-se com a família para os EUA e tem tentado manter sua atuação parlamentar à distância. O edital estabelece que ele tem cinco dias úteis para se manifestar por escrito. Caso não o faça, caberá à Mesa Diretora definir se ele perderá o mandato.

“Dessa forma, fica o deputado, por meio deste edital, NOTIFICADO para que, querendo, apresente manifestação escrita nos autos do referido processo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, em observância ao art. 3º, caput, do Ato da Mesa nº 37, de 2009, e ao art. 240, parágrafo 2º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (sic)”, afirma o documento.

Leia também: Polícia diz que suspeito de assassinar mãe de Isabelly Aurora foi espancado e teve ossos quebrados em Manaus

No caso de Ramagem, o processo de cassação decorre do fato de ele estar foragido da Justiça e sua sentença já ter transitado em julgado.

O ex-delegado da Polícia Federal foi condenado à perda do mandato e a 16 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ramagem terá um prazo diferente de Eduardo Bolsonaro: poderá se manifestar em até cinco sessões da Câmara após a notificação. Além disso, a situação dele será discutida e votada pelos deputados no Plenário.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Reprovação em massa

TSE recebe lista do TCU com mais de 6,1 mil gestores que tiveram contas rejeitadas

Relação será utilizada pela Justiça Eleitoral na análise dos registros de candidatura, mas inclusão na lista não significa inelegibilidade automática.

há 5 minutos

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 21 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 25 minutos

Brasil

Defesa de Carla Zambelli recorrerá ao Tribunal de Haia alegando perseguição política após decisão da Justiça italiana

Advogado da ex-deputada afirma que apresentará reclamação ao Tribunal Penal Internacional após Corte de Cassação da Itália.

há 1 hora

Brasil

Saiba quem é Alfredo Gaspar escolhido para ser vice de Flávio Bolsonaro

Ex-promotor de Justiça e deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar foi anunciado como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro.

há 1 hora