A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Eduardo Bolsonaro faltou a mais de 70% das sessões da Câmara em 2025 e pode perder o mandato por ausência

O parlamentar havia tirado um.a licença sem remuneração de 120 dias, encerrada em 20 de julho.

Por Jonas Souza

23/10/2025 às 20:48 - Atualizado em 23/10/2025 às 20:49

Notícias do Brasil  – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) corre o risco de perder o mandato por excesso de faltas na Câmara dos Deputados. De acordo com dados oficiais da Casa, o parlamentar, que reside nos Estados Unidos desde fevereiro, compareceu a apenas 13 das 50 sessões realizadas em 2025, o que representa 74% de ausência.

PUBLICIDADE

Leia mais: Maduro recua com medo dos EUA e diz que Venezuela quer paz: “No crazy war!”

A Constituição Federal estabelece que deputados e senadores podem perder o mandato se faltarem a mais de um terço das sessões legislativas sem justificativa. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é o responsável por declarar a perda do cargo em caso de descumprimento.

Até o fim do ano legislativo, previsto para 22 de dezembro, devem ocorrer cerca de 27 a 28 sessões plenárias, número insuficiente para que Eduardo alcance o mínimo de 60 presenças necessárias para manter o mandato.

O parlamentar havia tirado uma licença sem remuneração de 120 dias, encerrada em 20 de julho, mas desde então segue acumulando ausências.

PUBLICIDADE

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação

Na quarta-feira (22/10), o Conselho de Ética da Câmara decidiu arquivar, por 11 votos a 7, o pedido de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro, apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda acusava o deputado de quebra de decoro parlamentar, por ataques a instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal (STF), e por suposta tentativa de influenciar autoridades estrangeiras a impor sanções ao Brasil.

O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), informou que recorrerá da decisão.

Especialistas lembram que perda de mandato e cassação não são sinônimos: a cassação ocorre por decisão judicial em casos graves, como corrupção, enquanto a perda de mandato pode resultar também de faltas excessivas, renúncia ou incompatibilidade de cargo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 2 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 2 horas

Amazonas

Alzira Miranda é reeleita presidente do CREA-AM com mais de 63% dos votos

Engenheira de pesca recebeu 2.974 votos e seguirá no comando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas pelos próximos três anos.

há 2 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade entrega revitalização do SPA Danilo Corrêa e amplia atendimento com novo fluxo assistencial

Unidade da zona norte recebeu novas recepções, salas de classificação de risco e espaço exclusivo para pacientes de menor gravidade.

há 2 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos

Reestruturação aumentou a capacidade da recepção para 261 pacientes e prevê melhorias na quimioterapia e ampliação do Programa de Navegação do Paciente.

há 2 horas