
Foto: Reprodução/Justiça Federal
O juiz Eduardo Fernando Appio assinou um acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira, 18, e admitiu que sua conduta foi imprópria no comando da 13.ª Vara Federal Criminal de Curitiba.
Crítico declarado dos métodos da Lava Jato, Appio assumiu os processos restantes da operação em fevereiro, mas logo foi afastado do cargo por suspeita de tentar investigar informalmente um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) próximo do ex-juiz Sergio Moro.
PUBLICIDADE

Veja mais acontecimentos políticos no Brasil
Com o acordo, o juiz desiste de reassumir o que sobrou da Lava Jato. Ao Estadão, Appio informou que não reconheceu culpa no caso e que solicitará transferência para outra vara ‘menos polêmica’.
A expectativa é que o processo administrativo seja encerrado assim que ele for realocado, o que depende dos procedimentos no TRF4.
Na prática, ao admitir ‘conduta imprópria’, Appio assume a responsabilidade por uma desvio genérico, mas não reconhece uma falta administrativa específica ou a autoria da ligação ao filho do desembargador Mauro Malucelli. O telefonema foi o ponto de partida da investigação contra o juiz no CNJ.