Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Enem: prazo para recurso de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Solicitante deve acessar Página do Participante e enviar documentação.

Por Marcia Jornalist

16/05/2025 às 13:33

  • Pessoas que tiveram o pedido de isenção da taxa do Enem 2025 ou a justificativa de ausência em 2024 negados pelo Inep têm até 23h59 de sexta-feira (16) para apresentar recurso na Página do Participante.
  • Para o recurso, é necessário enviar nova documentação com nome completo, datada e assinada, em PDF, PNG ou JPG (até 2 MB); autodeclarações e documentos de pais ou responsáveis não são aceitos.
  • Os resultados finais dos recursos serão divulgados a partir de 22 de fevereiro; quem tiver o recurso negado deverá pagar a taxa de inscrição entre 26 de maio e 6 de junho, e as provas do Enem 2025 acontecem em 9 e 16 de novembro.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Brasil As pessoas que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem até 23h59 desta sexta-feira (16) para entrar com o recurso contra a decisão.

O mesmo prazo vale para os candidatos do Enem de 2024, que tiveram a justificativa de ausência nas provas reprovada pelo Inep.

A interposição dos recursos tanto para a isenção da taxa de inscrição quanto para a recusa da justificativa de ausência na última edição, devem ser feita, exclusivamente, na Página do Participante do Enem.

OMinistério da Educação (MEC) e o Inep disponibilizaram os resultados provisórios relativos às duas situações na última segunda-feira (12).

PUBLICIDADE

Como entrar com recurso

Para entrar com recurso da justificativa de ausência e do pedido de isenção da inscrição, é preciso enviar nova documentação.

Em toda a documentação apresentada deverá constar o nome completo. As declarações devem estar datadas e assinadas. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes.

No caso de recurso da isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve enviar nova documentação que comprove uma das situações definidas pelo MEC.

·    matriculadas na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;

·   que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;

PUBLICIDADE

·   em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e com renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo;

·  participantes do Programa Federal Pé-de-Meia.

Veja aqui a documentação aceita para entrar com o recurso para tentar fazer o Enem de graça neste ano.

Conforme previsto no edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem, se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir à União os custos referentes à taxa de inscrição, podendo ainda responder por crime contra a fé pública.

E para entrar com recurso da justificativa de ausência às provas de 2024, o candidato faltoso pode ter passado por situações como internação/repouso médico ou odontológico; assalto, furto; acidente de trânsito; ou morte na família, entre outras. As demais situações e a documentação admitida podem ser consultadas aqui.

Resultados

Os resultados finais com a análise dos recursos serão conhecidos a partir da próxima terça-feira (22).

O candidato que tiver o pedido do recurso negado em definitivo deverá pagar a taxa para se inscrever no exame de 2025 entre 26 de maio e 6 de junho . As provas desta edição estão agendadas para os domingos, dias 9 e 16 de novembro. As datas definidas foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira (9).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Aumento de infecções por HIV acende alerta; veja como SUS oferece prevenção e tratamento

PrEP e PEP estão disponíveis gratuitamente na rede pública e podem reduzir significativamente o risco de infecção pelo vírus

há 12 minutos

Brasil

Petistas detonam decisão de Moraes que barrou filhos de visitar Bolsonaro no Dia dos Pais

Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que a proibição pode fortalecer o discurso de perseguição adotado pelo bolsonarismo e dar combustível à campanha de Flávio Bolsonaro.

há 34 minutos

Política

Nikolas Ferreira explica aumento do patrimônio para R$ 3,8 milhões e cita imóvel financiado

Deputado afirma que mais da metade do valor declarado corresponde a um imóvel ainda em financiamento e atribui crescimento patrimonial a salário, investimentos e atividades profissionais

há 51 minutos

Mundo

Colômbia confirma 20 mortos após terremoto e número pode ser ainda maior; veja últimas atualizações

Abalo teve epicentro no oeste colombiano e provocou cenas de pânico, danos em cidades e evacuações; moradores de Manaus também registraram prédios e objetos balançando.

há 1 hora

Terremoto na Colômbia

Vídeo: em segundos, terremoto violento na colômbia faz prédio de quatro andares desabar sobre os moradores

Imagens registraram o momento em que a estrutura começa a ruir e desaba completamente em Manizales, uma das cidades atingidas pelo forte tremor nesta segunda-feira (10)

há 1 hora