O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Entenda o que foi o escândalo do “Petrolão” ocorrido durante os governos de Lula e Dilma

O esquema de corrupção causou prejuízo de cerca de R$ 42,8 bilhões aos cofres públicos.

Por Natan AMPOST

06/10/2022 às 14:50 - Atualizado em 06/10/2022 às 15:44

Redação AM POST*

“Petrolão” é um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, ocorrido durante o governo Lula e Dilma, que envolvia cobrança de propina das empreiteiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e superfaturamentos de obras contratadas para abastecer os cofres de partidos, funcionários da estatal e políticos. Esse esquema foi alvo de investigações da Polícia Federal por meio da operação “Lava Jato”, que teve várias fases.

PUBLICIDADE

De acordo com o laudo de perícia criminal anexado pela Polícia Federal (PF) em um dos processos da operação, o prejuízo causado pelas irregularidades na Petrobras descobertas pela Operação Lava Jato pode chegar à casa dos R$ 42,8 bilhões.

Segundo a PF funcionários da Petrobras cobravam propina das empreiteiras, contratada pra realizar grandes obras, para fechar contratos superfaturados com a estatal. As diretorias, envolvidas no recebimento de propinas para facilitar obras superfaturadas para empreiteiras, eram: Abastecimento (diretor, Paulo Roberto Costa e o gerente, Pedro Barusco), Engenharia e Serviços (diretor: Renato Duque), Internacional (diretores: Nestor Cerveró e Jorge Zelada).

De acordo com investigação, a Petrobras pagava para as empreiteiras, nas obras contratadas, um valor muito acima do valor de mercado. Conforme o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, os contratos eram superfaturados, em média, em 3%. Por exemplo, numa obra contratada pela Diretoria de Abastecimento, orçada inicialmente em 1 bilhão (valor de mercado), a Petrobras pagava 1 bilhão e 30 milhões para empreiteira. Desse sobre preço de 30 milhões pagos a mais pela Petrobras, 20 milhões ficava com o PT, e os 10 milhões restantes eram destinados ao PP, ao diretor da estatal e ao operador responsável pela distribuição do dinheiro.

PUBLICIDADE

As principais obras suspeitas de superfaturamento são: Refinaria Abreu e Lima (PR), Comperj (Rj), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (RP) e Pasadena (Texas, EUA).

Os operadores eram os intermediários responsáveis pela distribuição de propina das empreiteiras para os diretores da Petrobras que facilitavam os contratos superfaturados com elas. Uma parte do dinheiro roubado era doada pelas empreiteiras para partidos políticos nas suas campanhas eleitorais, outra era desviada para contas no exterior e o restante era desviado por meio de compra de bens e reformas de imóveis para políticos, como é o caso da acusação de reformas pagas pela OAS e pela Odebretch de um Triplex e de um sítio, supostamente pertencentes ao ex-presidente Lula (PT).

PUBLICIDADE

O petista foi acusado de ocultar o patrimônio, um tríplex no Guarujá(SP) e um sítio em Atibaia(SP). A reforma do triplex no Guarujá e do sítio em Atibaia teriam sido pagos pela empreiteira OAS e Odebrecht, envolvidas no “Petrolão“.

O fato pitoresco é que Lula também foi acusado de comprar, supostamente com dinheiro público, pedalinhos para o sítio que foram apelidados com os nomes de seus netinhos.

PUBLICIDADE

Delação
O ex-ministro Antonio Palocci disse em delação para a força-tarefa da Lava-Jato que a ex-presidente Dilma Rousseff e Lula tinham total conhecimento da existência do petrolão.

Palocci conta que participou de uma reunião no Palácio da Alvorada, em 2010, com a então candidata petista e o então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em que Lula expôs abertamente os planos de usar as engrenagens do petrolão para financiar a campanha de Dilma ao Planalto.

*Com informações do Infomoney

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Advogado diz que vai acionar a OAB contra Moraes por corte de microfone durante audiência no STF

A situação ocorreu durante o depoimento do general G. Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

há 19 minutos

Política

Frigoríficos do Brasil suspendem produção de carne para os EUA após tarifa de 50%

Exportadores brasileiros alertam para prejuízos milionários com taxação anunciada pelo governo norte-americano

há 20 minutos

Polícia

“Talquinho” é preso após anos foragido da Justiça em Manaus

Márcio Vasconcelos, conhecido como “Talquinho”, havia sido preso em 2014 por tráfico de drogas.

há 27 minutos

Cinema

Stranger Things 5 | Vecna aparece no trailer da temporada final da série

Última temporada chega em três partes entre novembro e dezembro, encerrando a saga dos heróis de Hawkins

há 29 minutos

Manaus

Coronel Claudenir acusa Salazar de ser manipulado por Alberto Neto para atacar governador Wilson Lima: “pau-mandado”

Militar denunciou peculato, enriquecimento ilícito e crime eleitoral envolvendo o deputado Alberto Neto e o vereador Salazar.

há 44 minutos