Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Erika Hilton apresenta proposta para garantir INSS a pais e mães de santo

Deputada denuncia racismo institucional e reivindica igualdade para pais e mães de santo junto ao INSS.

Por Hugo Guimarães

19/08/2025 às 10:00 - Atualizado em 19/08/2025 às 11:12

Foto: Agência Câmara

Notícias do Brasil – A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) apresentou um projeto de lei que busca garantir a inclusão de líderes religiosos de matriz africana — como mães e pais de santo, yalorixás e babalorixás — como segurados individuais do INSS. A proposta visa assegurar os mesmos direitos previdenciários já garantidos a ministros de outras religiões no Brasil.

PUBLICIDADE

Na justificativa, a parlamentar argumenta que a legislação atual, ao não reconhecer esses religiosos como segurados, perpetua uma situação de racismo institucional e religioso. Ela afirma que, mesmo exercendo funções equivalentes às de outros líderes religiosos, os sacerdotes de religiões afro-brasileiras continuam à margem da Previdência Social.

Leia mais: Gilvan da Federal insinua que Erika Hilton estaria apaixonada por ele e dispara: ‘O que minha esposa tem, você não tem’

Hilton classificou essa exclusão como uma “profunda injustiça social” e reforçou que o projeto não cria privilégios, mas busca corrigir uma omissão histórica. Segundo ela, é essencial garantir igualdade de tratamento entre os diferentes segmentos religiosos do país.

O texto também destaca dados do IBGE que mostram o crescimento da população que se declara umbandista ou candomblecista, que passou de 0,3% em 2010 para 1% em 2022. Entre essas pessoas, há predominância de mulheres e pessoas negras, que representam 56,4% do total. Para a deputada, reconhecer formalmente esses líderes religiosos é também reconhecer a diversidade e pluralidade da sociedade brasileira.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Eleições 2026

Maria do Carmo descarta ser vice e mantém pré-candidatura ao Governo do Amazonas

Pré-candidata do PL afirma que partido tem força para encabeçar chapa majoritária e diz que definição do vice deve ocorrer nas próximas semanas.

há 4 minutos

Política

Piada? Salazar abandona demandas de Manaus para ir atrás de “Boga Nervoso” em Presidente Figueiredo

Parlamentar divulgou a viagem nas redes sociais e a agenda inusitada provocou repercussão e críticas no meio político.

há 4 minutos

Brasil

Anvisa manda atualizar vacinas contra Covid-19 e proíbe uso de doses antigas após nove meses

Nova regra determina que imunizantes sejam monovalentes e direcionados a linhagens específicas do coronavírus em circulação.

há 17 minutos

Amazonas

“É economia para quem mais precisa”: Wilson Lima destaca IPVA Social no Amazonas

A isenção prevista no IPVA Social alcança veículos que pagariam até R$ 420 de IPVA ao ano.

há 41 minutos

Esporte

França vence Marrocos por 2 a 0 e é a primeira semifinalista da Copa de 2026

Camisa 10 marcou um gol e deu assistência para Dembélé na vitória por 2 a 0 que colocou os franceses entre as quatro melhores seleções do Mundial.

há 46 minutos