A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Erika Hilton descarta negociar aumento da jornada em PEC do fim da escala 6×1

Parlamentar afirmou que governo não aceitará propostas que ampliem carga horária dos trabalhadores.

Por Beatriz Silveira

20/05/2026 às 20:51 - Atualizado em 20/05/2026 às 21:07

foto da deputada erika hilton

Foto: Câmara dos Deputados

Resumo

A deputada federal Erika Hilton afirmou que o governo não pretende negociar emendas que aumentem a jornada de trabalho na proposta que prevê o fim da escala 6×1. Segundo a parlamentar, o objetivo da PEC é garantir mais descanso aos trabalhadores sem ampliar a carga horária. As declarações foram dadas após a apresentação de emendas que sugerem flexibilizações e um período de transição de até dez anos para a mudança.

Notícias do Brasil –  A deputada federal Erika Hilton afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo não irá negociar emendas apresentadas por partidos de oposição que resultem em aumento da jornada de trabalho na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1. Durante entrevista ao programa Alô Alô Brasil, apresentado por José Luiz Datena, na Rádio Nacional, a parlamentar declarou que a proposta tem como foco garantir mais descanso aos trabalhadores brasileiros.

PUBLICIDADE

“O governo vai dar aquilo que cabe para ser dado. Não haverá nenhuma entrega a mais além da necessária, que é dar ao trabalhador brasileiro um dia a mais de descanso”, afirmou.

Parlamentar defende proteção ao trabalhador

Segundo Erika Hilton, parte das emendas apresentadas à PEC tenta flexibilizar a redução da jornada de trabalho e ampliar o tempo de adaptação das empresas. A deputada também criticou propostas que sugerem aumento da carga horária para até 52 horas semanais ou um período de transição de até dez anos para implementação das mudanças.

“O pequeno empreendedor não é quem está fazendo esse espetáculo. Não é ele que está ligado a deputados que querem apresentar transição em dez anos e aumentar a carga trabalhista”, declarou.

Leia também: Delegado diz que espadas demoníacas apreendidas na operação Covil do Mamon  eram “fetiche” de líder criminoso em Manaus

PUBLICIDADE

Apesar da posição contrária ao aumento da jornada, a parlamentar afirmou que o governo pode discutir medidas específicas para facilitar a adaptação de determinados setores.

PEC prevê redução da jornada de trabalho

De acordo com Erika Hilton, pontos relacionados à regulamentação poderão ser debatidos posteriormente por meio de Projeto de Lei, levando em consideração particularidades de diferentes segmentos econômicos.

Ela citou ainda a possibilidade de discutir mecanismos como convenções coletivas e isenções tributárias durante a transição.

A deputada também afirmou que o fim da escala 6×1 pode gerar impacto positivo na economia. Segundo ela, estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam a possibilidade de criação de mais de 3 milhões de empregos após a redução da jornada.

As declarações ocorrem após a apresentação de emendas à PEC, incluindo uma proposta do deputado Sérgio Turra, que prevê um prazo de dez anos para que as mudanças passem a valer após a promulgação da emenda constitucional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Juíza concede perdão judicial a Monique Medeiros e cita pressão social sobre mães no caso Henry Borel

Magistrada afirmou que mãe de Henry já sofreu punições além da esfera judicial e destacou julgamentos ligados a questões de gênero

há 11 minutos

Amazonas

Alunos interpretam toada do Garantido em Libras e vídeo emociona internautas em Manaus

Iniciativa desenvolvida em escola estadual une inclusão, educação e a paixão pelo Festival de Parintins, conquistando repercussão nas redes sociais.

há 29 minutos

Brasil

Entenda o caso da mulher de 37 anos que fingiu ser adolescente e enganou famílias em vários estados do Brasil

Mulher viveu por 14 meses como filha adotiva em Joinville e é investigada por estelionato e falsa identidade.

há 41 minutos

Pará

Mulher baleada por vereador no Pará piora e está em coma profundo na UTI

Icicléia Alves Veloso segue internada em estado gravíssimo após ser atingida por disparo durante encontro para assinatura de divórcio em Ourilândia do Norte.

há 44 minutos

Política

‘O maior inimigo de Bolsonaro e Lula são seus radicalistas’, diz Augusto Cury durante agenda em Manaus

Pré-candidato à Presidência pelo Avante afirmou que seguidores radicais prejudicam líderes políticos ao deixarem de apontar erros e defenderem a autocrítica.

há 1 hora