Em um projeto ambicioso, os Estados Unidos estão investindo R$ 3,5 bilhões (US$ 623 milhões) na construção de uma nova embaixada em Brasília, próxima ao Palácio do Planalto. A nova instalação diplomática ocupará um terreno de 22 mil m², área comparável à Praça da República, no centro de São Paulo, e promete ser um marco de inovação e sustentabilidade.
A estrutura da edificação, que substituirá o antigo prédio, é considerada prioritária, conforme informações da própria representação americana, embora alguns aspectos do projeto, especialmente no subsolo, sejam mantidos em sigilo por motivos de segurança. A expectativa é que a construção termine até 2031.
PUBLICIDADE
A nova embaixada contará com três andares e capacidade para 450 funcionários, de acordo com as informações divulgadas pela embaixada. “A profundidade das fundações do novo prédio chega a 29 metros, o que equivale à altura de um prédio de nove andares”, explica o porta-voz da embaixada, Luke Ortega.
Segundo Ortega, o projeto foi elaborado pensando em atender melhor às demandas de brasileiros que buscam o país norte-americano para diversas finalidades, especialmente o turismo e o estudo.
“A expansão da embaixada nos permitirá aumentar em 40% a capacidade de atendimento para emissão de vistos”, explica Ortega. Esse aumento se refletirá em um número maior de janelas para entrevistas consulares, o que deverá agilizar o processo de solicitação de vistos, um ponto frequentemente mencionado por brasileiros que enfrentam longas filas e prazos. O número de vistos emitidos no ano passado ultrapassou 1,1 milhão em todo o Brasil, o que reforça a necessidade de uma estrutura mais moderna e ampla.
PUBLICIDADE
Segundo o porta-voz Luke Ortega, o elevado investimento demonstra o comprometimento dos EUA com as relações diplomáticas entre os dois países.
⏯️ A nova embaixada dos Estados Unidos está em obras em Brasília, no mesmo local da original, no Setor de Embaixadas Sul.
PUBLICIDADE
A expectativa é que a construção termine até 2031.
Reprodução
PUBLICIDADE
Portal AM Post, o portal de notícias do Amazonas, acesse: https://t.co/0hsQrYaYxY… pic.twitter.com/vo1jEYqpWu
— AM POST (@portalampost) November 2, 2024