Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

EUA cancelam evento com a FAB e ignoram ‘Operação Formosa’, ampliando sinais de afastamento do Brasil

O gesto é interpretado no governo como reflexo do distanciamento político entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.

Por Hugo Guimarães

20/08/2025 às 13:44

Foto: Reprodução

Notícias do Brasil – A relação entre Brasil e Estados Unidos vive novo capítulo de tensão. Segundo a Folha de S. Paulo, Washington cancelou a Conferência Espacial das Américas, que seria organizada em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), e também não confirmou presença na Operação Formosa, tradicional exercício militar conduzido pela Marinha.

PUBLICIDADE

O gesto é interpretado no governo como reflexo do distanciamento político entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump. Pela primeira vez em anos, os fuzileiros navais norte-americanos não responderam ao convite para o treinamento, realizado em Goiás. A China, que participou da edição anterior ao lado dos EUA, também deve se ausentar.

A conferência, prevista para julho em Brasília, reuniria representantes de dez países para discutir cooperação espacial. Em nota, a FAB informou que a decisão de cancelamento partiu unilateralmente dos norte-americanos.

Apesar de setores da Defesa minimizarem o episódio, diplomatas apontam que o clima político pesa. Washington impôs sanções ao ministro Alexandre de Moraes, endureceu tarifas contra produtos brasileiros e acusou o Judiciário de perseguir Jair Bolsonaro. Do lado brasileiro, Lula tem admitido que os canais de diálogo com Trump estão praticamente congelados.

Leia mais: Presidente da Colômbia afirma que invasão dos EUA à Venezuela transformaria região em “nova Síria”

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Mãe de criança autista denuncia agressão após crise do filho em brinquedoteca de shopping em Manaus

Mulher afirma que foi agredida pela mãe de outra criança após o filho, diagnosticado com TEA, apresentar uma crise.

há 7 minutos

Amazonas

Tristeza e dor: saiba quem era a menina de 13 anos morta durante grave acidente de trânsito na BR-174 no Amazonas

Mikaely Vitória da Silva estava em uma motocicleta que colidiu com uma picape; barbeiro de 36 anos também morreu no local.

há 20 minutos

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 54 minutos

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 57 minutos

Polícia

VÍDEO: Casal é procurado após furtar produtos de drogaria na zona Norte de Manaus

Dupla foi flagrada por câmeras de segurança escondendo mercadorias e deixando o estabelecimento sem efetuar o pagamento.

há 1 hora