Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ex-ministro Carlos Lupi nega acobertar desvios no INSS durante sua gestão

Fora do cargo desde maio, Lupi declarou que espera ver os responsáveis presos.

Por Jonas Souza

08/09/2025 às 20:21

Notícias do Brasil  – Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta segunda-feira (8), o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), negou ter acobertado supostos desvios nos descontos de aposentados e pensionistas. Ele comandava a pasta quando o escândalo veio à tona, entre 2023 e 2024, período em que as irregularidades se multiplicaram.

PUBLICIDADE

Leia mais: Prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira, é notificado sobre investigação do MP-AM em contratações temporárias na Educação

“Errar é humano; eu posso ter errado várias vezes. Má-fé eu nunca tive. Acobertar desvios, nunca fiz na minha vida”, afirmou Lupi durante a oitiva. O ex-ministro ressaltou que não é investigado e destacou que nenhuma sindicância foi aberta contra ele por ausência de indícios.

Fora do cargo desde maio, Lupi declarou que espera ver os responsáveis presos. Ele disse que tomou medidas contra fraudes enquanto esteve à frente do ministério, mas reconheceu que não teve dimensão do tamanho do esquema. “Talvez minha falha maior tenha sido essa, não dado dimensão ou tamanho do rombo que era isso”, declarou.

O ex-ministro também afirmou não conhecer Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, e Maurício Camisotti, apontados pela Polícia Federal como principais operadores das fraudes.

Lupi é o primeiro ex-ministro da Previdência a depor na CPMI. A comissão deve ouvir ainda aqueles que ocuparam a pasta entre os governos Dilma Rousseff (2015) e Jair Bolsonaro (2022).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Polícia Federal apreende 88 quilos de drogas escondidos em tambores durante fiscalização em Tabatinga

Entorpecentes estavam ocultos em compartimentos adaptados de uma embarcação de cargas.

há 25 segundos

Manaus

Jovem morre afogado no Rio Negro após desaparecer durante banho na zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (3).

há 26 minutos

Política

Saiba quem é Alessandro Bronze, o lobista que tenta entrar na política há mais de uma década e é cotado para ser suplente de Alberto Neto

Nome ligado à concessão do principal terminal hidroviário do Amazonas, Alessandro Bronze pode integrar a chapa de Alberto Neto (PL) ao Senado.

há 26 minutos

Brasil

Câmeras registram suspeito transportando sacos com corpo da esposa após feminicídio em São Paulo

Segundo a Polícia Civil, ele esquartejou o corpo da vítima e descartou os restos mortais em diferentes pontos da cidade.

há 44 minutos

Eleições 2026

TSE muda regras para doações eleitorais em 2026; veja o que passa a valer nas campanhas

Novas normas simplificam doações via Pix, ampliam a transparência das contas e reforçam regras de fiscalização para candidatos.

há 2 horas